(ENEM 2011) No mundo rabe, pases governados h dcadas por regimes polticos centralizadores contabilizam metade da populao com menos de 30 anos; desses, 56% tm acesso internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnao da economia, esses jovens incubam vrus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, pe fogo no prprio corpo em protesto por trabalho, justia e liberdade. Uma srie de manifestaes eclode na Tunsia e, como uma epidemia, o vrus libertrio comea a se espalhar pelos pases vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da frica a ilhas do Golfo Prsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMA, L. A epidemia da Liberdade. Isto Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado). Considerando os movimentos polticos mencionados no texto, o acesso internet permitiu aos jovens rabes
(ENEM - 2011) O movimento representado na imagem, do incio dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.Nesse contexto, a juventude, movida por um fortesentimento cvico,
(ENEM -2011) Art. 92. So excludos de votar nas Assembleias Paroquiais: I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais no se compreendam os casados, e Oficiais militares que forem maiores de vinte e um anos, os Bacharis Formados e Clrigos de Ordens Sacras. IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade claustral. V. Os que no tiverem de renda lquida anual cem mil ris por bens de raiz, indstria, comrcio ou empregos. Constituio Poltica do Imprio do Brasil (1824). Disponvel em: https://legislao.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado). A legislao espelha os conflitos polticos e sociais do contexto histrico de sua formulao. A Constituio de 1824 regulamentou o direito de voto dos cidados brasileiros com o objetivo de garantir
(ENEM - 2011) Embora o Brasil seja signatrio das convenes e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurdico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, at o ano 2000 no se conhece nenhum caso de condenao de torturadores julgado em ltima instncia, embora tenham sido registrados nesse perodo centenas de casos, alm de numerosos outros presumveis mas no registrados. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16 jun 2010 (adaptado). O texto destaca a questo da tortura no pas, apontando que
(ENEM - 2011) At que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena poltica nacional na Primeira Repblica? A unio de ambas foi um trao fundamental, mas que no conta toda a histria do perodo. A unio foi feita com a preponderncia de uma ou de outra das duas fraes. Com o tempo, surgiram as discusses e um grande desacerto final. FAUSTO, B. Histria do Brasil. So Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado). A imagem de um bem-sucedido acordo caf com leite entre So Paulo e Minas, um acordo de alternncia de presidncia entre os dois estados, no passa de uma idealizao de um processo muito mais catico e cheio de conflitos. Profundas divergncias polticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comrcio exterior. TOPIK, S. A presena do estado na economia poltica do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado). Para a caracterizao do processo poltico durante a Primeira Repblica, utiliza-se com frequncia a expresso Poltica do Caf com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilizao:
(Enem 2011) difcil encontrar um texto sobre a Proclamao da Repblica no Brasil que no cite a afirmao de Aristides Lobo, no Dirio Popular de So Paulo, de que o povo assistiu quilo bestializado. Essa verso foi relida pelos enaltecedores da Revoluo de 1930, que no descuidaram da forma republicana, mas realaram a excluso social, o militarismo e o estrangeirismo da frmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930. MELLO, M. T. C. A repblica consentida: cultura democrtica e cientfica no final do Imprio. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado). O texto defende que a consolidao de uma determinada memria sobre a Proclamao da Repblica no Brasil teve, na Revoluo de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revoluo de 1930 procuraram construir uma viso negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
(ENEM - 2011) Foto de Milito, So Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). Histria da vida privada no Brasil. Imprio: a corte e a modernidade nacional. So Paulo: Cia. das Letras, 1997. (Foto: Reproduo/Enem) Que aspecto histrico da escravido no Brasil do sc. XIX pode ser identificado a partir da anlise do vesturiodo casal retratado acima?
(ENEM -2011) Os trs tipos de poder representam trs diversos tipos de motivaes: no poder tradicional, o motivo da obedincia a crena na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obedincia deriva da crena na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismtico, deriva da crena nos dotes extraordinrios do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da poltica. So Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado). O texto apresenta trs tipos de poder que podem ser identificados em momentos histricos distintos. Identifique o perodo em que a obedincia esteve associada predominantemente ao poder carismtico:
(Enem - 2011) Em geral, os nossos tupinambs ficaram admirados ao ver os franceses e os outros dos pases longnquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabot, isto , pau-brasil. Houve uma vez um ancio da tribo que me fez esta pergunta: Por que vindes vs outros, mairs e pros (franceses e portugueses), buscar lenha de to longe para vos aquecer? No tendes madeira em vossa terra? LRY, J. Viagem Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanas Sociais no Brasil. So Paulo: Difel, 1974. O viajante francs Jean de Lry (1534-1611) reproduz um dilogo travado, em 1557, com um ancio tupinamb, o qual demonstra uma diferena entre a sociedade europeia e a indgena no sentido
(ENEM 2011) No clima das ideias que se seguiram revolta de So Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artfices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham j comeado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que s um tero da populao era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais. MAXWELL. K. Condicionalismos da Independncia do Brasil. In: SILVA, M.N. (coord.) O Imprio luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986. O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranas populares da Conjurao Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicaes populares. No perodo da Independncia, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de
(ENEM - 2011)Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurana, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das caractersticas da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha. DUBY, G. et al. Sculos XIV-XV. In: ARIS, P.; DUBY, G. Histria da vida privada da Europa Feudal Renascena. So Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado). As prticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanas no final da Idade Mdia, quando elasassumiram a funo de pontos de passagem ou prticos. Este processo est diretamente relacionado com
(Enem 2011) Uma explicao de carter histrico para o percentual da religio com maior nmero de adeptos declarados no Brasil foi a existncia, no passado colonial e monrquico, da
(Enem 2011) Acompanhando a inteno da burguesia renascentista de ampliar seu domnio sobre a natureza e sobre o espao geogrfico, atravs da pesquisa cientfica e da inveno tecnolgica, os cientistas tambm iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espao, a luz, a cor e mesmo a expresso e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. O texto apresenta um esprito de poca que afetou tambm a produo artstica, marcada pela constante relao entre
(ENEM 2011) O caf tem origem na regio onde hoje se encontra a Etipia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Pennsula rabe. Aportou Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o caf chegou regio europeia, alguns clrigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma bebida verdadeiramente crist. THORN, J. Guia do caf. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado). A postura dos clrigos e do papa Clemente VIII diante da introduo do caf na Europa Ocidental pode ser explicada pela associao dessa bebida ao
(ENEM -2011) A consolidao do regime democrtico no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ao enrgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituies polticas e da realizao de reformas corajosas no terreno econmico, financeiro e social. Mensagem programtica da Unio Democrtica Nacional (UDN) 1957. Os trabalhadores devero exigir a constituio de um governo nacionalista e democrtico, com participao dos trabalhadores para a realizao das seguintes medidas: a) Reforma bancria progressista; b) Reforma agrria que extinga o latifndio; c) Regulamentao da Lei de Remessas de Lucros. Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) 1962. BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos polticos da histria do Brasil. Braslia: Senado Federal, 2002. Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate poltico, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em