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Questões de Sociologia - ENEM 2012 | Gabarito e resoluções

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Questão 23
2012Sociologia

(ENEM 2012) Nossa cultura lipofbica muito contribui para a distoro da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem distorcidos. Engordamos quando somos gulosos. pecado da gula que controla a relao do homem com a balana. Todo obeso declarou, um dia, guerra balana. Para emagrecer preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequar-se s necessidades para as quais ela aponta. FREIRE, D. S. Obesidade no pode ser pr-requisito. Disponvel em: http//gnt.globo.com. Acesso em: 3 abr. 2012 (adaptado). O texto apresenta um discurso de disciplinarizao dos corpos, que tem como consequncia

Questão 43
2012Sociologia

(Enem 2012) Leia. Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei GONZAGA, L.; CORDOVIL, H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento). A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a

Questão
2012HistóriaSociologia

(ENEM - 2012) TEXTO I O que vemos no pas uma espcie de espraiamento e a manifestao da agressividade atravs da violncia. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que est presente em todos os redutos seja nas reas abandonadas pelo poder pblico, seja na poltica ou no futebol. O brasileiro no mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exerccio e do reconhecimento da cidadania e a ausncia do Estado em vrios territrios do pas se impem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violncia fincam suas razes. Entrevista com Joel Birman. A Corrupo um crime sem rosto. Isto. Edio 2099, 3 fev. 2010. TEXTO II Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulses e emoes do indivduo, sem um controle muito especfico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo possvel sem que as pessoas anteponham limitaes umas s outras, e todas as limitaes so convertidas, na pessoa a quem so impostas, em medo de um ou outro tipo. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. Considerando-se a dinmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violncia e agressividade na sociedade brasileira expressa a

Questão
2012FilosofiaSociologia

(ENEM - 2012) No ignoro a opinio antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinio muito aceita em nossos dias, devido s grandes transformaes ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam conjectura humana. No obstante, para no ignorar inteiramente o nosso livre-arbtrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbtrio] nos permite o controle sobre a outra metade. MAQUIAVEL, N. O Prncipe. Braslia: EdUnB, 1979 (adaptado). Em O Prncipe, Maquiavel refletiu sobre o exerccio do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vnculo entre o seu pensamento poltico e o humanismo renascentista ao

Questão
2012Sociologia

(Enem 2012) As mulheres quebradeiras de coco-babau dos Estados do Maranho, Piau, Par e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situao de excluso e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o carter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posio e condio desvalorizada pela lgica da dominao, se organizam em movimentos de resistncia e de luta pela conquista da terra, pela libertao dos babauais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experincias, tendo como principal referncia sua condio preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babau, pela libertao do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado). A organizao do movimento das quebradeiras de coco de babau resultante da

Questão
2012FilosofiaSociologia

(ENEM - 2012) Na regulao de matrias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currculos da educao pblica, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas tambm em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posio da famlia e dos consrcios semelhantes ao matrimnio, a aceitao de normas de segurana ou a delimitao das esferas pblica e privada em tudo isso reflete-se amide apenas o autoentendimento tico-poltico de uma cultura majoritria, dominante por motivos histricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria. HABERMAS, J. A incluso do outro: estudos de teoria poltica. So Paulo: Loyola, 2002. A reivindicao dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporneas, na medida em que se alcana

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