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Questões de Filosofia - ENEM 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão 3
2017Filosofia

(ENEM2017) A moralidade, Bentham exortava, no uma questo de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possvel neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveramos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que sero afetados. RACHELS. J. Os elementos da filosofia moral, Barueri-SP; Manole. 2006. Os parmetros da ao indicados no texto esto em conformidade com uma

Questão 20
2017Filosofia

(ENEM - 2017) A representao de Demcrito semelhante de Anaxgoras, na medida em que um infinitamente mltiplo a origem; mas nele a determinao dos princpios fundamentais aparece de maneira tal que contm aquilo que para o que foi formado no , absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partculas de carne e de ouro seriam princpios que, atravs de sua concentrao, formam aquilo que aparece como figura. HEGEL, G.W. Crtica moderna. In:SOUZA, J.C. (Org.). Os pr-socrticos: vida e obra. So Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado). O texto faz uma apresentao crtica acerca do pensamento de Demcrito, segundo o qual o princpio constitutivo das coisas estava representado pelo(a)

Questão 21
2017Filosofia

(ENEM - 2017) Uma conversao de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Scrates paralisa e embaraa; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir ateno uma direo incomum: os temperamentais, como Alcibades, sabem que encontraro junto dele todo o bem de que so capazes, mas fogem porque receiam essa influncia poderosa, que os leva a se censurarem. E sobretudo a esses jovens, muitos quase crianas, que ele tenta imprimir sua orientao. BRHIER, E. Histria da filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1977. O texto evidencia caractersticas do modo de vida socrtico, que se baseava na

Questão 39
2017FilosofiaSociologia

(ENEM/2017) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão. VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa.Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado). O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

Questão 40
2017Filosofia

(ENEM2017) Uma pessoa v-se forada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que no poder pagar, mas v tambm que no lhe emprestaro nada se no prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentao de fazer a promessa; mas tem ainda conscincia bastante para perguntar a si mesma: no proibido e contrrio ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a faz-lo, a sua mxima de ao seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pag-lo, embora saiba que tal nunca suceder. KANT, I. Fundamentao da metafsica dos costumes. So Paulo: Abril Cultural, 1980. De acordo com a moral kantiana, a falsa promessa de pagamento representada no texto

Questão 43
2017Filosofia

(ENEM - 2017) Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim ser o bem, ou antes, o sumo bem. Mas no ter o conhecimento, porventura, grande influncia sobre essa vida? Se assim , esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das cincias ou faculdades constitui o objeto. Ningum duvidar de que o seu estudo pertena arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a poltica mostra ser dessa natureza, pois ela que determina quais as cincias que devem ser estudadas num Estado, quais so as que cada cidado deve aprender, e at que ponto; e vemos que at as faculdades tidas em maior apreo, como a estratgia, a economia e a retrica, esto sujeitas a ela. Ora, como a poltica utiliza as demais cincias e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que no devemos fazer, a finalidade dessa cincia deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade ser o bem humano. ARISTTELES. tica a Nicmaco. In:Pensadores. So Pauto: Nova Cultural, 1991 (adaptado). Para Aristteles, a relao entre o sumo bem e a organizao daplispressupe que

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