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VestibularEdição do vestibular
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(ENEM - 2017) Durante o Estado Novo, os encarregad

(ENEM - 2017)  Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI. D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV. 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

A

a conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

B

ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

C

aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

D

estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil. 

E

alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.