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Questões de Filosofia - ENEM 2018 | Gabarito e resoluções

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Questão 4
2018Filosofia

(ENEM - 2018) O filsofo reconhece-se pela posse inseparvel do gosto da evidncia e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equvoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, s conseguiram ser filsofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filsofo o movimento que leva incessantemente do saber ignorncia, da ignorncia ao saber, e um certo repouso neste movimento. MERLEAU-PONTY, M. Elogio da filosofia. Lisboa; Guimares, 1998 (adaptado). O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filsofo, que se caracteriza por

Questão 6
2018Filosofia

(ENEM - 2018) Ora, desde que tenhamos compreendido o significado da palavra Deus, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, esta palavra designa uma coisa de tal ordem que no podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra Deus, que existe no pensamento, desde que se entenda esta palavra, tambm existe na realidade. Por conseguinte, a existncia de Deus evidente. TOMS DE AQUINO. Suma teolgica. Rio de Janeiro. Loyola. O texto apresenta uma elaborao terica de Toms de Aquino caracterizada por:

Questão 7
2018FilosofiaSociologia

(ENEM - 2018) TEXTO I Tudo aquilo que vlido para um tempo de guerra, em que todo homem inimigo de todo homem, vlido tambm para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurana seno a que lhes pode ser oferecida por sua prpria fora e inveno. HOBBES, T. Leviat. So Paulo: Abril Cultural, 1983. TEXTO II No vamos concluir, com Hobbes que, por no ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservao menos prejudicial dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais prprio paz e o mais conveniente ao gnero humano. ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. So Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado). Os trechos apresentam divergncias conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se d em razo de uma

Questão 21
2018HistóriaFilosofia

(ENEM - 2018) O sculo XVIII , por diversas razes, um sculo diferenciado. Razo e experimentao se avaliam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento cientifico, por tanto tempo almejado. O fato, a anlise e a induo passavam a ser parceiros fundamentais da razo. ainda no sculo XVIII que o homem comea a tomar conscincia de sua situao na histria. ODALIA, N. In: PINSKY. J, PINSKY, C. B. Histria da cidadania. So Paulo: Contexto, 2003. No ambiente cultural do antigo regime, a discusso filosfica mencionada no texto tinha como uma de suas caractersticas a

Questão 25
2018FilosofiaSociologia

(ENEM - 2018) A primeira fase da dominao da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realizao humana, uma evidente degradao do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social est totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestgio imediato e sua funo ltima. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da fora social, moldada por ela. DEBORG, G. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. Uma manifestao contempornea do fenmeno descrito no texto o(a)

Questão 34
2018Filosofia

(ENEM - 2018) A quem no basta pouco, nada basta. EPICURO. Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural,1985. Remanescente do perodo helenstico, a mxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

Questão 38
2018Filosofia

(ENEM -2018) No verdade que esto ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: Que fazia Deus antes de criar o cu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava, dizem eles, por que no ficou sempre assim no decurso dos sculos, abstendo-se, como antes, de toda ao? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se nEle aparece uma vontade que antes no existia? AGOSTINHO. Confisses. So Paulo: Abril Cultural, 1984. A questo da eternidade, tal como abordada pelo autor, um exemplo da reflexo filosfica sobre a(s)

Questão 44
2018FilosofiaSociologia

(ENEM - 2018) No incio da dcada de 1990, dois bilogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamento aceito de produo sustentvel que previa quantos indivduos de cada espcie poderiam ser caados de forma sustentvel baseado nas suas taxas de reproduo. Os seringueiros do Alto do Juru tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caando acima dos sustentvel (dentro do modelo), eles diziam que no, que o nvel de caa dependia da existncia de reas de refgio em que ningum caava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de fonte-ralo proposto dez anos aps o primeiro por Novaro, Bodmer, e o prprio Redford e que suplantou o modelo anterior. CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set~nov. 2007. No contexto da produo cientfica, a necessidade de reconstruo desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a):

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