(ENEM -2018) A tribo no possui um rei, mas um chefe que no chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe no dispe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coero, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe no um comandante, as pessoas da tribo no tm nenhum dever de obedincia. O espao da chefia no o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivduos, famlias e linhagens, o chefe s dispe, para restabelecer a ordem e a concrdia, do prestgio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestgio no significa poder, e os meios que o chefe detm para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1982 (adaptado). O modelo poltico das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burgus porque se baseia em:
(ENEM - 2018) Esse nibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veculo alcanou o estatuto de obra museolgica por simbolizar o(a)
(ENEM - 2018) TEXTO I Tudo aquilo que vlido para um tempo de guerra, em que todo homem inimigo de todo homem, vlido tambm para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurana seno a que lhes pode ser oferecida por sua prpria fora e inveno. HOBBES, T. Leviat. So Paulo: Abril Cultural, 1983. TEXTO II No vamos concluir, com Hobbes que, por no ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservao menos prejudicial dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais prprio paz e o mais conveniente ao gnero humano. ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. So Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado). Os trechos apresentam divergncias conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se d em razo de uma
(ENEM -2018) Foi-se o tempo em que era possvel mostrar um mundo econmico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si prprios, a economias adjacentes lentas, com o ritmo muito mais rpido do comrcio e das finanas de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependncias de curto e longo alcance no podem mais ser separadas umas das outras. BRENNER, N. A globalizao como reterritorializao. Cadernos Metrpole. n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado). A maior complexidade dos espaos urbanos contemporneos ressaltada no texto explica-se pela
(ENEM - 2018) A poetisa Emilia Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por no possuir ttulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que sem ser hbil, , em compensao, guiada pelo poder da vontade. Maria Tomsia pronunciava oraes que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas anglicas senhoras, heronas da caridade, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente. MIRANCIA, A. Disponvel em: www.opovoonline.com.br. Acesso em: 10 jun 2015. As prticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento
(ENEM - 2018) A primeira fase da dominao da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realizao humana, uma evidente degradao do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social est totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestgio imediato e sua funo ltima. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da fora social, moldada por ela. DEBORG, G. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. Uma manifestao contempornea do fenmeno descrito no texto o(a)
(ENEM - 2018) O marco inicial das discusses parlamentares em torno do direito do voto feminino so os debates que antecederam a Constituio de 1824, que no trazia qualquer impedimento ao exerccio dos direitos polticos por mulheres, mas, por outro lado, tambm no era explicitada quanto possibilidade desse exerccio. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovao do Cdigo Eleitoral de 1932. Disponvel em: http://tse.jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018. Um dos fatores que contriburam para a efetivao da medida mencionada no texto foi a
(ENEM - 2018) Em algumas lnguas de Moambique no existe a palavra pobre. O indivduo pobre quando no tem parentes. A pobreza a solido, a ruptura das relaes familiares que, na sociedade rural, servem de apoio sobrevivncia. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatrios sobre a misria, talvez no tenham em conta o impacto dramtico da destruio dos laos familiares e das relaes de entreajuda. Naes inteiras esto tornando-se rfs, e a mendicidade parece ser a nica via de uma agonizante sobrevivncia. COUTO, M. E se Obama fosse africano? outras intervenes. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado). Em uma leitura que extrapola a esfera econmica, o autor associa o acirramento da pobreza
(ENEM - 2018) TEXTO I As fronteiras ao mesmo tempo que se separam, unem a articulam, por elas passando discursos de legitimao da ordem social tanto quanto do conflito. CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nao e seu retrato literrio. Revista Cincias Sociais, n. 2, 2009. TEXTO II As ltimas barreiras ao livre movimento de dinheiro e das mercadorias e informao que rendem dinheiro andam de mos dadas com a presso para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequncia perdem, fsica ou espiritualmente, suas razes. BAUMAN, Z. Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1999. A ressignificao contempornea de ideia de fronteira compreende a
(ENEM - 2018) O anncio publicitrio da dcada de 1940 refora os seguintes esteretipos atribudos historicamente a uma suposta natureza feminina:
(ENEM - 2018) No incio da dcada de 1990, dois bilogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamento aceito de produo sustentvel que previa quantos indivduos de cada espcie poderiam ser caados de forma sustentvel baseado nas suas taxas de reproduo. Os seringueiros do Alto do Juru tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caando acima dos sustentvel (dentro do modelo), eles diziam que no, que o nvel de caa dependia da existncia de reas de refgio em que ningum caava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de fonte-ralo proposto dez anos aps o primeiro por Novaro, Bodmer, e o prprio Redford e que suplantou o modelo anterior. CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set~nov. 2007. No contexto da produo cientfica, a necessidade de reconstruo desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a):
(ENEM -2018) Um dos tericos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (no da democracia ideal, que no existe em lugar nenhum) o mtodo da seleo dos lderes, ou seja, a eleio. Exemplar, neste sentido, a afirmao de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasio de uma eleio de 1902: A cabine eleitoral o templo das instituies americanas, onde cada um de ns um sacerdote, ao qual confiada a guarda da arca da aliana e cada um oficia do seu prprio altar. BOBBIO, N. Teoria geral da poltica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado). As metforas utilizadas no texto referem-se a uma concepo de democracia fundamentada no(a)