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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2020)O crescimento da frota de veculos em

(ENEM - 2020)

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de \(CO_2\) (massa molar igual a 44 g \(mol^{-1}\)) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g \(mol^{-1}\)), emitem uma média de 2,6 mol de \(CO_2\) por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de \(CO_2\) por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela química:

\(C_2H_5OH (I) +3O_2(g) \rightarrow 2 CO_2 (g) + 3 H_2O (g)\)

Foram analisadas as emissões de \(CO_2\) envolvidas em dois veículo, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1000 km.

CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).

 A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de

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