(ENEM - 2023) Superar a histria da escravido como principal marca da trajetria do negro no pas tem sido uma tnica daqueles que se dedicam a pesquisar as heranas de origem afro cultura brasileira. A esse esforo de reconstruo da prpria histria do pas, alia-se agora a criao da plataforma digital Ancestralidades. A histria do negro no Brasil vai continuar sendo contada, e cada passo que a gente d para trs um passo que a gente avana, diz Mrcio Black, idealizador da plataforma, sobre o estudo de figuras ainda encobertas pela perspectiva histrica imposta pelos colonizadores da Amrica. FIORATI, G. Projeto joga luz sobre negros e rev perspectiva histrica. Disponvel em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado). Em relao ao conhecimento sobre a formao cultural brasileira, iniciativas como a descrita no texto favorecem o(a)
(ENEM - 2023) Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretrio do exterior britnico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declarao Balfour: O governo de Sua Majestade v com aprovao o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e far todos os esforos para facilitar tal objetivo. Nada ser feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades no judaicas na Palestina. GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. So Paulo: Usina do Livro, 2002 (adaptado). A anlise do resultado do processo em questo revela que o governo ingls foi incapaz de garantir seu objetivo de
(ENEM - 2023) A Cavalgada de SantAna uma expresso da devoo dos vaqueiros padroeira de Caic (RN). Nas dcadas de 1950 a 1970, esse evento, ento denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do municpio de Caic. Essas pessoas usavam os animais (jegues, mulas e cavalos) como nico meio de transporte, sobretudo para se dirigirem cidade nos dias de feiras, trazendo seus produtos para comercializarem. Estando em Caic no perodo da Festa de SantAna, esses agricultores se organizavam em cavalgada at o ptio da Catedral de SantAna para louvar a santa e receber bno para seus animais. Por volta da dcada de 1970, com a chegada do automvel zona rural do municpio, essa expresso cultural foi extinta. O meio de transporte utilizando os animais passou a ser substitudo por carros, sobretudo caminhonetes e caminhes, que transportavam os camponeses para a cidade em dias de feiras e festas. Desde 2002, um grupo de caicoenses retomou essa expresso cultural e, em conjunto com a associao dos vaqueiros, realiza no primeiro domingo da Festa a Cavalgada de SantAna. O evento, alm de contar com a participao dos cavaleiros que residem nas zonas rurais, atrai tambm pessoas que residem em Caic, cidades vizinhas e amantes das vaquejadas. FESTA DE SANTANA. Disponvel em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado). As mudanas culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presena de
(ENEM - 2023) Enormes alto-falantes sul-coreanos instalados na fronteira com o Norte costumavam transmitir desde canes em estilo K-pop (como chamado o pop sul-coreano) at boletins climticos e noticirio crtico ao vizinho comunista. O Norte costuma praticar atividade semelhante, transmitindo por seus alto-falantes discursos crticos a Seul e aliados. Durante os anos 1980, o governo sul-coreano construiu um mastro de 97 metros de altura para hastear sua bandeira no povoado de Daesong-dong, na fronteira com o Norte. O Norte respondeu com a construo de um mastro ainda mais alto (160 m) na cidade fronteiria de Gijung-dong. Essas demonstraes so uma vlvula de escape competitiva e importante entre os dois lados, fora de um possvel conflito militar, diz o analista Ankit Panda. TAN, Y.Disputa de mastros e alto-falantes com K-pop:as pequenas picuinhas do conflito entre as Coreias. Disponvel em: www.bbc.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado). Os atos de competio citados tm suas origens histricas vinculadas a um contexto de
(ENEM - 2023) Seda, madeiras aromticas e txteis, obras de arte, l, cristais e muitas, muitas peas de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos sculos XVII e XVIII. A opulncia proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabar. Esses objetos inspiraram a criao das chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca motivos chineses, presentes em vrias igrejas barrocas de Minas Gerais. No Brasil, bem provvel que a inspirao para as pinturas nas igrejas barrocas com pssaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, mveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comrcio do ouro e pedras preciosas. MARIUZZO, P.Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre chinesice no barroco mineiro. Disponvel em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado). O desenvolvimento do processo artstico descrito no texto foi possvel pelo(a)
(ENEM - 2023) ТЕХТО I Como horrvel ver um filho comer e perguntar: Tem mais? Esta palavra tem mais fica oscilando dentro do crebro de uma me que olha as panela e no tem mais. JESUS, C. M. Quarto de despejo: dirio de uma favelada. So Paulo: tica. 2014. ТЕХТО ІІ A experincia de ver os filhos com fome na dcada de 1950, descrita por Carolina, vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolndia, em Pernambuco. Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moa que tinha o salo fechou. Eu vinha me sustentando com o auxlio que tinha, mas agora eu no fui contemplada. s vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas muito raro. Tem dias que no tenho nem o leite da minha beb. CARRANA, T. At o feijo nos esqueceu: o livro de 1960 que poderia ter sido escritonas favelas de 2021. Disponvel em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado). Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexo sobre o(a)
(ENEM - 2023) No cemitrio, a sociedade religiosa encarregada do funeral, aterrorizada, apressou a cerimnia de tal forma que a me de Herzog perdeu o momento em que o caixo do filho comeou a ser coberto pela terra. Quatro jornalistas que estavam presos no DOI chegaram para assistir ao sepultamento. Um se afastara, chorando. Dizia: Eles matam, eles matam! No pergunte nada. No podemos dizer nada. Eles matam mesmo. Falava-se baixo. Ouviram-se dois curtos discursos. O primeiro, da atriz Ruth Escobar: At quando vamos suportar tanta violncia? At quando vamos continuar enterrando nossos mortos em silncio? No segundo, Audlio Dantas recitou o Navio negreiro, de Castro Alves:Senhor Deus dos desgraados / Dizei-me Vs, Senhor Deus / Se mentira, se verdade, / Tanto horror perante os cus. GASPARI, E. A ditadura encurralada. So Paulo: Cia. das Letras, 2004. O acontecimento descrito no texto, ocorrido em meados dos anos 1970, atesta a seguinte caracterstica do regime poltico-institucional vigente:
(ENEM - 2023) Os sculos XV e XVI, quando se vo desmoronando as estruturas socioeconmicas da Idade Mdia perante os novos imperativos da poca moderna, constituem um momento-chave na histria florestal de toda a Europa Ocidental. Abre-se, genericamente, um longo perodo de crise florestal, que se manifesta com acuidade nos pases onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais. As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regies onde progridem a metalurgia e a construo naval, alm da sua utilizao na vida quotidiana de toda a populao. DEVY-VARETA, N. Para uma geografia histrica da floresta portuguesa.Revista da Faculdade de Letras Geografia,n. 1, 1986 (adaptado). Qual acontecimento do perodo contribuiu diretamente para o agravamento da situao descrita
(ENEM - 2023) Tahuantinsuyu nome do Imprio Inca em quchua era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amaznica do imprio), Collasuyu (atual Bolvia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacfico) e tinha Cuzco, no atual Peru, como sua capital imperial. Oficialmente, todas as etnias dominadas pelos incas deveriam adotar a lngua quchua, adorar o Sapa Inca e o Sol e pagar taxas em forma de horas de trabalhos peridicos. No entanto, pode-se dizer que o Imprio Inca era como um mosaico cultural em que vrios e diferentes grupos tnicos adoravam o Sapa Inca e o Sol mas, simultaneamente, continuavam a adorar seus deuses locais e tambm a falar em suas lnguas nativas. MARTINS, C.Os incas e os tahuantinsuyu: apresentao. Disponvel em: http://antigo.anphlac.org. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado). Ao comparar, no texto, a vertente da dominao territorial com os aspectos culturais, os incas tinham uma postura
(ENEM - 2023) Havia j muito tempo que a Europa desfrutava os benefcios da vacina e arrancava morte milhares de inocentes, condenados a serem vtimas do terrvel flagelo das bexigas, e o governo de Portugal nunca se lembrara de transmitir ao Brasil a mais til das descobertas humanas, quando alis nenhum pas mais do que ele carecia deste salutar invento ou se atendesse s vantagens da populao ou ao perdimento de imensas somas na mortandade contnua de escravos, que este flagelo devorava. O certo que mais ocupado de seu ouro que de seus habitantes, Portugal, como em outros muitos casos, esperou que o Brasil por seu prprio impulso remediasse a este mal. PEREIRA, J. C. 12 jan. 1828 apud LOPES, M. B.; POLITO, R. Para uma histria da vacina no Brasil: um manuscrito indito de Norberto e Macedo. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, n. 2, abr. -jun. 2007 (adaptado). Escrito em 1828, o texto expressa a seguinte ideia de origem iluminista:
(ENEM - 2023) O Golpe Militar de 1964 foi implacvel no combate ao que restava das Ligas Camponesas, generalizadas na dcada anterior. No entanto, em relao aos sindicatos, sua atitude foi ambgua. Por meio de acordos com os Estados Unidos, foram concebidos centros sindicais e cursos de liderana com base em princpios conservadores e ministrados por membros da Igreja Catlica. DEL PRIORE, M.; VENNCIO, R. Uma histria da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado). Os sindicatos rurais foram tratados da forma descrita no texto porque o governo pretendia utiliza-los para
(ENEM - 2023) Os vapores cruzavam os mares transportando pessoas, mercadorias e ideias, e ainda carregavam a mala postal, repleta de mensagens. Mltiplas histrias escritas atravessavam o oceano buscando por notcias de filhos e pais, irmos, maridos e esposas, noivos e noivas. As missivas traziam boas e ms novas, comunicavam alegremente nascimentos e casamentos, tambm doenas e mortes; enviavam declaraes de amor e fidelidade, fotos de famlia; encaminhavam conselhos de velhos, pedidos de ajuda e de dinheiro; expediam cartas bancrias e de chamada. Essa literatura epistolar possibilitava a transmisso e reconstruo das tradies. Os deslocamentos tornaram-se um dos mais potentes produtores de escritura ao longo da histria. TRUZZI, O.; MATOS, I. Saudades: sensibilidades no epistolrio de e/imigrantes portuqueses (Portugal-Brasil 1890-1930). Rev. Bras. Hist., n. 70, jul.-dez. 2015. Conforme o texto, as correspondncias trocadas entre imigrantes no Brasil com os seus pases de procedncia constituam um dispositivo tecnolgico que possibilitava o(a)
(ENEM - 2023) TEXTO I Oriunda da Romnia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascenso do antissemitismo na Europa que tornava precrias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condies de sobrevivncia e desenvolvimento. ANTO, A. C. C. B. Gnero, imigrao e poltica: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado). ТЕХТО II A presena judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianas que se refletiram em rgos da imprensa e em crculos intelectuais e polticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mo de obra e da riqueza autctone. Alm disso, as elites polticas da poca acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas indole do povo brasileiro. Esses indesejveis seriam um mal externo que corromperia a nao. MAIO, M. C.: CALAA, C. E. Um balano da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005 (adaptado). Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em