(EsPCEx - 2006)
Machado de Assis é tido pela crítica literária como um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Quanto a sua produção literária, é correto afirmar que
foi dividida em duas fases, em função dos temas abordados e da linguagem utilizada, constituindo ambas a principal produção da escola realista, iniciada com a publicação do romance Ressurreição.
a parte mais significativa da obra de Machado de Assis é a poesia, principalmente a produzida na primeira fase, na qual o autor se mostra um perfeito parnasiano, produzindo muitos sonetos com grande preocupação formal.
as duas fases da obra machadiana possuem características tão distintas que podem ser colocas das em períodos literários também distintos: a primeira fase no Romantismo e a segunda no Realismo, cujo marco inicial é Memórias Póstumas de Brás Cubas.
inicia com obras marcantemente inovadoras, sendo um autor bastante singular já em sua primeira fase. Nesta fase está a parte mais significativa de sua obra, que perde força e criatividade na fase seguinte.
as duas fases machadianas marcam claramente o tipo de obra a que o autor se dedica: a primeira fase é poética, com vasta produção de sonetos parnasianos; e, na segunda fase, o autor abandona a poesia, iniciando a produção de romances e contos.