(EsPCEx - 2006)
PROVA DE REDAÇÃO
Com base nas idéias presentes nos quadrinhos acima, redija uma dissertação em prosa sobre o seguinte tema:
A BUSCA PELOS PADRÕES DE BELEZA FÍSICA IMPOSTOS PELA MÍDIA EM NOSSOS DIAS.
Elabore sua redação, respeitando os critérios enumerados abaixo:
1. Redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo que tenha, obrigatoriamente, de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas.
2. Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos a uma determinada pessoa.
3. Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista.
4. Redija o texto, observando a coesão entre as partes. Para isso, lembre-se de empregar palavras e expressões que garantam a unidade do texto. Isso valorizará a sua redação.
5. Apresente, na introdução do texto, sucintamente, a tese que será desenvolvida.
6. Desenvolva o texto com:
– 2 a 4 períodos no parágrafo;
– presença clara de pelo menos um argumento sólido por parágrafo.
– argumentos que apresentem causas, conseqüências, exemplos e dados significativos.
7. Conclua, defendendo sua posição.
8. Escreva seu texto empregando uma linguagem clara, objetiva, tendendo à impessoalidade, com vocabulário rico e preciso, e de acordo com a norma culta.
9. Não se esqueça de atribuir um título adequado e criativo ao seu texto.
Observações
A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos:
– modalidade diferente da dissertativa;
– insuficiência vocabular, excesso de oralidade e/ou graves erros gramaticais;
– texto em branco ou com menos de 18 (dezoito) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas (se sua redação tiver entre 18 (dezoito) e 24 (vinte e quatro) linhas, inclusive, ou entre 31 (trinta e uma) e 38 (trinta e oito) linhas, também inclusive, sua nota será diminuída, mas não implicará no grau zero);
– constituída de frases soltas, sem o emprego adequado de elementos coesivos;
– fuga ao tema proposto;
– texto ilegível;
– em forma de poema ou em outra forma que não em prosa;
– linguagem incompreensível ou vulgar;e
– texto com qualquer marca que possa identificar o candidato.