(EsPCEx - 2011)
“ ... Os países emergentes hoje produzem 44% das manufaturas do planeta, ante 66% nos países ricos. Mas o Brasil vem perdendo espaço. O País representava 10% de toda a produção industrial das economias em desenvolvimento há 15 anos, em 1995. Dez anos depois, caiu para 7,2%”.
(Jornal o Estado de São Paulo, 20/04/2010)
Dentre as razões que têm limitado um maior crescimento da participação dos produtos industrializados brasileiros no comércio mundial, podemos destacar:
I. O elevado custo de deslocamento dos produtos para exportação, por conta de carências nas áreas de infraestrutura e logística.
II. Com exceção de alguns produtos industriais, o componente tecnológico das exportações brasileiras é muito baixo, acarretando contínua queda no valor médio da tonelada exportada.
III. A cotação da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relação ao dólar, torna nossos produtos pouco competitivos no comércio mundial.
IV. O fato de o Brasil concentrar seu intercâmbio externo majoritariamente com os EUA, seu maior parceiro comercial na atualidade, limita, em muito, a participação de seus produtos em outros mercados.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
I e II
I e III
I, III e IV
II, III e IV
II e IV