(Fgv 1997) Na América Latina, países como o Brasil, o México, a Argentina e o Chile deflagraram processos industriais antes da Segunda Guerra Mundial, baseados no desenvolvimento do mercado interno (substituição de importações) e, mais tarde, em estímulo à indústria de base. Enquanto os "tigres asiáticos" ingressaram na industrialização no pós-guerra, utilizando como modelo a exportação de bens de consumo para o mercado internacional.
Refletindo para além do texto, podemos afirmar que os países subdesenvolvidos:
mencionados industrializaram-se em momentos diferentes da história do capitalismo e por caminhos diferentes, no entanto, vêm superando a situação de pobreza econômica e social.
mencionados podem servir como modelos para os demais que desejarem sair da condição de subdesenvolvimento, pois o caminho é a urbanização.
mencionados demonstram que a situação de pobreza das populações permanece apesar da industrialização, porque persiste a dependência em várias dimensões da vida em relação aos países de capitalismo avançado.
não mencionados podem, de modo geral, seguir o exemplo dos chamados "tigres asiáticos" e tornarem-se desenvolvidos, distanciando-se do tipo de industrialização latino-americana.
não mencionados apenas estão atrasados na industrialização, pois ela ainda é muito recente, mas de acordo com a ordem mundial, pós Guerra Fria, poderão encontrar o rumo do desenvolvimento.