(Fgv 2004) Sobre a mobilidade espacial e social no Brasil está correta a seguinte afirmação:
Atualmente o Estado de São Paulo já não é o principal destino das correntes migratórias no país, ficando atrás de estados com grande dinamismo econômico, como o Paraná e Mato Grosso.
A mecanização subsidiada pelo governo, para o cultivo da soja, constitui uma importante explicação para os fluxos migratórios que partem do Sudeste, Centro-Oeste e Norte para a Região Sul, principalmente para o Estado do Paraná.
A região Sul apresenta a maior participação de migrantes de outras regiões na composição de sua população, em razão da abertura recente de sua fronteira agrícola e da retomada dos projetos governamentais de colonização.
Cresceram os movimentos migratórios intra-regionais, em função de novos polos de atração em cidades médias do interior do país, relacionados à desconcentração da indústria e ao crescimento do setor agropecuário.
A corrente migratória do Nordeste para o Sudeste deixou de ser a mais importante no fim da década de 90, com a diversificação intra-regional e as migrações de retorno.