Questão2010Português
(FGV - 2010)
Vrios estudos tm alertado que tanto a populao da Terra quanto seus nveis de consumo crescem mais rapidamente do que a capacidade de regenerao dos sistemas naturais. Um dos mais recentes, o relatrio Planeta Vivo, elaborado pela ONG internacional WWF, estima que atualmente trs quartos da populao mundial vivem em pases que consomem mais recursos do que conseguem repor .(...)
Segundo o estudo do WWF, o colapso ambiental pode custar ao mundo US 4,5 trilhes por ano em reparaes. E, apesar das promessas de que o crescimento do PIB reduziria a pobreza, as desigualdades econmicas se mantm: a cada US% 160 milhes produzidos no mundo, s US 0,60 chega efetivamente aos mais pobres.
O argumento de que o crescimento econmico a soluo j no basta. No h recursos naturais para suportar o crescimento constante. A terra finita e a economia clssica sempre
ignorou essa verdade, afirma o ecoeconomista Hugo Penteado,autor do livro Ecoeconomia Uma nova Abordagem. (...)
Para a ecoeconomia, preciso parar de crescer em nveis exponenciais e reproduzir ou biomimetizar os ciclos da natureza: para ser sustentvel, a economia deve caminhar para ser cada vez mais parecida com os processos naturais.
A economia baseada no mecanicismo no oferece mais respostas. preciso encontrar um novo modelo, que d respostas a questes como gerao de empregos,desenvolvimento com qualidade at mesmo uma desmaterializao do sistema. Vender servios, no apenas produtos, e tambm produzir em ciclos fechados, sem desperdcio, afirma Paulo Durval Branco, professor
da Escola de Conservao Ambiental e Sustentabilidade.
Segundo Branco, embora as empresas venham repetindo a palavra sustentabilidade como um mantra, so pouqussimas as que fizeram mudanas efetivas em seus modelos de negcios. O desperdcio de matrias-primas, o estmulo ao consumismo e a obsolescncia programada (bens fabricados com data certa para serem substitudos) ainda ditam as regras. Mesmo nas companhias que so consideradas vanguarda em sustentabilidade, essas questes no esto sendo observadas. O paradigma vigente crescer, conquistar mais consumidores, elevar o lucro do acionista. afirma Branco.
O Estado de S.Paulo, 15.05.2009. Adaptado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases.
So pouqussimas as empresas que se propem ______ fazer mudanas significativas.
Os nveis de consumo excedem ______ capacidade de regenerao dos sistemas naturais.
Embora as empresas venham fazendo aluses ______ palavra sustentabilidade...