Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - FGV 2013 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2013Filosofia

(Fgvrj 2013) A fria letra da lei tem sentido para o mundo racional das instituições do Estado, mas não necessariamente para o cidadão que seria por ela beneficiado. A começar pelo fato de que o Estado brasileiro, por várias razões, não é um Estado onipresente. O fiscal ocasional das relações de trabalho será substituído na sequência da fiscalização pelo arbítrio do fazendeiro e até pela força de seus pistoleiros e jagunços. Na crua realidade cotidiana de trabalhadores que vivem no limiar da civilização, a vida é organizada segundo os preceitos do poder pessoal e da violência costumeira. Há alguns anos, houve o caso de um desses trabalhadores, no Mato Grosso, que, fugindo da fazenda de seu cativeiro, teve que caminhar 400 km por dentro da mata até achar uma pequena cidade onde, no fim das contas, não havia nenhum representante da Justiça do Trabalho. Acabou empurrado de um lado para outro na busca do abrigo da lei que, afinal, não encontrou.José de Sousa Martins, O direito ao não direito. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,direito-ao-nao-direito,911448,0.htm  Assinale a alternativa que interpreta corretamente os argumentos do texto.

Questão
2013Filosofia

A crtica racionalidade instrumental iluminista pelos pensadores da Escola de Frankfurt levou constatao do desencantamento do mundo e redundou no desaparecimento do sujeito autnomo. Na modernidade, o esclarecimento se converteu no triunfo da igualdade repressiva, na medida em que a cultura contempornea confere a tudo um ar de semelhana, segundo Adorno e Horkheimer. Com relao a essa crtica da razo iluminista, analise as afirmativas a seguir. I. A racionalidade iluminista derrubou o controle mtico religioso sobre a natureza e a sociedade, mas passou a domin las e control las por meio da cincia e da tcnica. II. A racionalidade instrumental anula a reflexo em detrimento da ao voltada para a mercantilizao, devendo ser substituda por uma razo crtica. III. Adorno e Horkheimer recusam a noo liberal de progresso substituindo a pela de conscincia de classe como motor transformador da histria. Assinale:

1-2 de 2