(FGV - 2021) O mdico contempla o homem em toda a sua fraqueza; o advogado, em toda a sua maldade; e o sacerdote, em toda a sua estupidez. Schopenhauer. O que aproxima os trs tipos de contemplao
(FGV - 2021) O conhecido filsofo Schopenhauer disse certa vez: Observei que o carter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela apresenta-se de forma mais proveitosa. Alguns so jovens amveis, e depois isso passa, outros, homens enrgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos se apresentam mais favoravelmente na velhice, quando so mais indulgentes por serem mais experientes e serenos. Tratando-se de um texto argumentativo, a observao correta :
(FGV - RJ 1 semestre 2021) O NEGACIONISMO NO PODER At pouco tempo atrs, quando queramos sustentar uma afirmao sem argumentar demais, bastava dizer: comprovado cientificamente. Mas essa ttica j no tem mais a mesma eficcia, pois a confiana na cincia est diminuindo. Vivemos hoje um clima de ceticismo generalizado, uma descrena [5] nas instituies que favorece a disseminao de negacionismos, encampados por governos com polticas escancaradamente anticientficas. Algumas pesquisas confirmam a crise de confiana que atinge, ao mesmo tempo, a cincia e a poltica. O fenmeno da ps-verdade esse momento que atravessamos no qual fatos objetivos tm menos influncia na opinio pblica [10] do que crenas pessoais um sintoma extremo dessa crise. Muita gente no enxerga que a cincia, assim como a poltica, existe para beneficiar a sociedade. E esse desencanto produz um terreno frtil para movimentos anticincia e teorias da conspirao (alm de fomentar extremismos). A ps- verdade, assim, no designa apenas o uso oportunista da mentira (embora ele [15] seja frequente). O termo sinaliza, acima de tudo, um ceticismo quanto aos benefcios das verdades que costumavam compor um repertrio comum, o que explica certo desprezo por evidncias factuais usadas na argumentao cientfica. Diante disso, contradizer argumentos falsos exibindo fatos reais pode ter pouca relevncia em uma discusso. Evidncias e consensos [20] cientficos tm sido facilmente contestados com base em convices pessoais ou experincias vividas como se percebe todos os dias nas redes sociais. Tatiana Roque, Piau, No. 161, fevereiro, 2020. Adaptado. Segundo a autora do texto,
(Fgvrj 2013) A fria letra da lei tem sentido para o mundo racional das instituições do Estado, mas não necessariamente para o cidadão que seria por ela beneficiado. A começar pelo fato de que o Estado brasileiro, por várias razões, não é um Estado onipresente. O fiscal ocasional das relações de trabalho será substituído na sequência da fiscalização pelo arbítrio do fazendeiro e até pela força de seus pistoleiros e jagunços. Na crua realidade cotidiana de trabalhadores que vivem no limiar da civilização, a vida é organizada segundo os preceitos do poder pessoal e da violência costumeira. Há alguns anos, houve o caso de um desses trabalhadores, no Mato Grosso, que, fugindo da fazenda de seu cativeiro, teve que caminhar 400 km por dentro da mata até achar uma pequena cidade onde, no fim das contas, não havia nenhum representante da Justiça do Trabalho. Acabou empurrado de um lado para outro na busca do abrigo da lei que, afinal, não encontrou.José de Sousa Martins, O direito ao não direito. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,direito-ao-nao-direito,911448,0.htm Assinale a alternativa que interpreta corretamente os argumentos do texto.
A crtica racionalidade instrumental iluminista pelos pensadores da Escola de Frankfurt levou constatao do desencantamento do mundo e redundou no desaparecimento do sujeito autnomo. Na modernidade, o esclarecimento se converteu no triunfo da igualdade repressiva, na medida em que a cultura contempornea confere a tudo um ar de semelhana, segundo Adorno e Horkheimer. Com relao a essa crtica da razo iluminista, analise as afirmativas a seguir. I. A racionalidade iluminista derrubou o controle mtico religioso sobre a natureza e a sociedade, mas passou a domin las e control las por meio da cincia e da tcnica. II. A racionalidade instrumental anula a reflexo em detrimento da ao voltada para a mercantilizao, devendo ser substituda por uma razo crtica. III. Adorno e Horkheimer recusam a noo liberal de progresso substituindo a pela de conscincia de classe como motor transformador da histria. Assinale:
(FGV - 2000) O problema que mais inquietou o Homem medieval foi o da reafirmao da f. (Aquino et al) Do ponto de vista histrico-filosfico, uma corrente de pensamento que representa a Idade Mdia o/a: