(Fuvest 1993) Um corpo de massa m é solto no ponto A de uma superfície e desliza, sem atrito, até atingir o ponto B. A partir deste ponto o corpo desloca-se numa superfície horizontal com atrito, até parar no ponto C, a 5 metros de B. Sendo m medido em quilogramas e h em metros, o valor da força de atrito F, suposta constante enquanto o corpo se movimenta, vale, em newtons:Considere: g = 10 m/s²
(Fuvest 1993) Dispe-se de uma placa metlica M e de uma esferinha metlica P, suspensa por um fio isolante, inicialmente neutras e isoladas. Um feixe de luz violeta lanado sobre a placa retirando partculas elementares da mesma. As figuras (1) a (4) adiante, ilustram o desenrolar dos fenmenos ocorridos. Podemos afirmar que na situao (4):
(Fuvest 1993) A luz solar penetra numa sala através de uma janela de vidro transparente. Abrindo-se a janela, a intensidade da radiação solar no interior da sala:
(Fuvest 1993) Uma certa quantidade de gás perfeito passa por uma transformaçãoisotérmica. Os pares de pontos pressão (P) e volume (V), que podem representar estatransformação, são:
(Fuvest 1993) Dispõe-se de uma placa metálica M e de uma esferinha metálica P, suspensa por um fio isolante, inicialmente neutras e isoladas. Um feixe de luz violeta é lançado sobre a placa retirando partículas elementares da mesma. As figuras (1) a (4) adiante, ilustram o desenrolar dos fenômenos ocorridos. Podemos afirmar que na situação (4):