(Fuvest 1994) Uma bola de futebol impermeável e murcha é colocada sob uma campânula,num ambiente hermeticamente fechado. A seguir, extrai-se lentamente o ar da campânula atéque a bola acabe por readquirir sua forma esférica. Ao longo do processo, a temperatura émantida constante. Ao final do processo, tratando-se o ar como um gás perfeito, podemosafirmar que:
(Fuvest 1994) Um corpo A com massa M e um corpo B com massa 3M estão em repouso sobre um plano horizontal sem atrito como mostra a figura a seguir. Entre eles existe uma mola, de massa desprezível, que está comprimida por meio de um barbante tensionado que mantém ligados os dois corpos. Num dado instante, o barbante é cortado e a mola distende-se, empurrando as duas massas, que dela se separam e passam a se mover livremente.Designando-se por T a energia cinética, pode-se afirmar que:
(Fuvest - 1994) A figura abaixo representa as velocidades em funodo tempo de dois corpos que executam movimentos verticais. Odo corpo A, de massa M, descrito por uma linha azul; o do corpo B,de massa 3M, por uma linha vermelha. Em um dos intervalos de tempolistados abaixo, ambos esto sob a ao exclusiva de um campo gravitacionalconstante. Tal intervalo :
(Fuvest 1994) Os gráficos a seguir referem-se a movimentos unidimensionais de um corpo em três situações diversas, representando a posição como função do tempo. Nas três situações, são iguais: