Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2001 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 1) Humilhao dessas lombrigas / humilhao de confess-las (...) / o que pior: mnimo verme / quinze centmetros modestos (...) / enquanto Z, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! e ahs! (...) / formidvel tnia porcina: / a solitria de trs metros. (C.D. Andrade, Dupla Humilhao) Lombrigas e solitrias (tnias) pertencem a grupos animais distintos e, apesar da humilhao do protagonista, ele teria argumentos biolgicos para afirmar que as lombrigas apresentam maior complexidade que as tnias. a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tnia respectivamente? b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relao ao filo da tnia.

Questão 2
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 2) Um grupo indgena do sudoeste dos Estados Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado entre as divindades que cultuava. O desenho ao lado baseia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante, desejando identificar esse animal, ficou em dvida entre duas classes de vertebrados e por isso solicitou, ao professor, informaes quanto ao tipo de revestimento corporal ou quanto ao desenvolvimento embrionrio do animal desenhado. a) Como a informao sobre o revestimento corporal permite distinguir entre as duas classes? b) Como a informao sobre o desenvolvimento embrionrio permite distinguir entre as duas classes?

Questão 3
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 3) Certas substncias inibem a formao do tubo polnico em angiospermas. Explique como essa inibio afeta a formao do embrio e do endosperma.

Questão 4
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 4) O esquema representa um experimento em que plantas semelhantes foram colocadas em tubos, com igual quantidade de gua, devidamente vedados para evitar a evaporao. A planta do tubo A foi mantida intacta; a do tubo B teve suas folhas totalmente cobertas por uma camada de vaselina. Cada tubo mostra o nvel da gua no incio do experimento (Ni) e no final (Nf). a) Por que os nveis da gua ficaram diferentes nos tubos A e B? b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina? c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossntese?

Questão 5
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 5) O esquema representa o ciclo do elemento nitrognio. a) Explique de que maneira os animais obtm nitrognio para a fabricao de suas substncias orgnicas. b) Em quais dos processos indicados por letras (A, B, C, D e E) participam bactrias? c) Qual a importncia do processo E para a continuidade da vida?

Questão 6
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 6) A tabela a seguir mostra medidas, em massa seca por metro quadrado (g/m2 ), dos componentes de diversos nveis trficos em um dado ecossistema. a) Por que se usa a massa seca por unidade de rea (g/m2 ), e no a massa fresca, para comparar os organismos encontrados nos diversos nveis trficos? b) Explique por que a massa seca diminui progressivamente em cada nvel trfico. c) Nesse ecossistema, identifique os nveis trficos ocupados por cobras, gafanhotos, musgos e sapos.

Questão 7
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 7) O esquema representa uma clula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmticas esto indicadas por letras (A e B). Aminocidos radioativos incorporados por essa clula concentram-se inicialmente na regio A. Aps algum tempo, a radioatividade passa a se concentrar na regio B e, pouco mais tarde, pode ser detectada fora da clula. a) Explique, em termos funcionais, a concentrao inicial de aminocidos radioativos na estrutura celular A. b) Como se explica a deteco da radioatividade na estrutura B e, em seguida, fora da clula?

Questão 8
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 8) a) A clula de um animal, esquematizada a seguir, encontra-se na anfase da primeira diviso da meiose. O que permite essa concluso? b) Utilize os contornos ao lado para representar duas clulas desse animal: uma, em anfase II da meiose e a outra, em anfase da mitose.

Questão 9
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 9) O heredograma a seguir representa uma famlia com pessoas afetadas por uma doena hereditria. a) A doena tem herana dominante ou recessiva? Por qu? b) A doena tem herana autossmica ou ligada ao cromossomo X? Por qu?

Questão 10
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 10) Um determinado gene de herana autossmica recessiva causa a morte das pessoas homozigticas aa ainda na infncia. As pessoas heterozigticas Aa so resistentes a uma doena infecciosa causada por um protozorio, a qual letal para as pessoas homozigticas AA. Considere regies geogrficas em que a doena infecciosa endmica e regies livres dessa infeco. Espera-se encontrar diferena na freqncia de nascimento de crianas aa entre essas regies? Por qu?

Questão 21
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 1a fase) A recente descoberta de uma vasta regio de mar descongelado no Plo Norte um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situao, alguns pases industrializados elaboraram uma carta de intenes em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratgia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratgia baseia-se na hiptese de que o aumento das reas de floresta promover maior

Questão 22
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 1a fase) O tico-tico t comendo meu fub / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que v comer / umas minhocas no pomar (...) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alapo (...) (Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fub). No contexto da msica, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fub, minhoca, alpiste e gato,

Questão 23
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 1a fase) Os liquens da tundra rtica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substncias orgnicas do alimento desses animais, portanto, so primariamente produzidas por um dos organismos componentes do lquen. Qual esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substncias orgnicas?

Questão 24
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 1a fase) As substncias orgnicas de que uma planta necessita para formar os componentes de suas clulas so

Questão 25
2001Biologia

(FUVEST - 2001 - 1a fase) Que caractersticas esperamos encontrar em uma angiosperma aqutica e submersa?

1-15 de 30chevron right center