(FUVEST - 2002 - 1a fase) Trs esferas metlicas iguais, A, B e C, esto apoiadas em suportes isolantes, tendo a esfera A carga eltrica negativa. Prximas a ela, as esferas B e C esto em contato entre si, sendo que C est ligada terra por um fio condutor, como representado na figura. A partir dessa configurao, o fio retirado e, em seguida, a esfera A levada para muito longe. Finalmente, as esferas B e C so afastadas uma da outra. Aps esses procedimentos, as cargas das trs esferas satisfazem as relaes:
(FUVEST - 2002 - 1a fase) No medidor de energia eltrica usado na medio do consumo de residncias, h um disco, visvel externamente, que pode girar. Cada rotao completa do disco corresponde a um consumo de energia eltrica de 3,6 watt-hora. Mantendo-se, em uma residncia, apenas um equipamento ligado, observa-se que o disco executa uma volta a cada 40 segundos. Nesse caso, a potncia consumida por esse equipamento de, aproximadamente: A quantidade de energia eltrica de 3,6 watt-hora definida como aquela que um equipamento de 3,6 W consumiria se permanecesse ligado durante 1 hora.
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Quatro ms iguais em forma de barra, com as polaridades indicadas, esto apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima. Uma pequena bssola tambm colocada na mesa, no ponto central P, eqidistante dos ms, indicando a direo e o sentido do campo magntico dos ms em P. No levando em conta o efeito do campo magntico terrestre, a figura que melhor representa a orientao da agulha da bssola
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Para um teste de controle, foram introduzidos trs ampermetros (A1, A2 e A3) em um trecho de um circuito, entre M e N, por onde passa uma corrente total de 14 A (indicada pelo ampermetro A4). Nesse trecho, encontram-secinco lmpadas, interligadas como na figura, cada uma delas com resistncia invarivel R. Nessas condies, os ampermetros A1, A2 e A3 indicaro, respectivamente, correntes I1, I2 e I3 com valores aproximados de
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Um anel de alumnio, suspenso por um fio isolante, oscila entre os plos de um m, mantendo-se, inicialmente, no plano perpendicular ao eixo N S e equidistante das faces polares. O anel oscila, entrando e saindo da regio entre os plos, com uma certa amplitude. Nessas condies, sem levar em conta a resistncia do ar e outras formas de atrito mecnico, pode-se afirmar que, com o passar do tempo,
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Radiaes como Raios X, luz verde, luz ultravioleta, microondas ou ondas de rdio, so caracterizadas por seu comprimento de onda ( ) e por sua freqncia (f). Quando essas radiaes propagam-se no vcuo, todas apresentam o mesmo valor para
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Certa mquina fotogrfica fixada a uma distncia D0 da superfcie de uma mesa, montada de tal forma a fotografar, com nitidez, um desenho em uma folha de papel que est sobre a mesa. Desejando manter a folha esticada, colocada uma placa de vidro, com 5 cm de espessura, sobre a mesma. Nesta nova situao, pode-se fazer com que a fotografia continue igualmente ntida.
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Uma cmera de segurana (C), instalada em uma sala, representada em planta na figura, visualiza a regio clara indicada. Desejando aumentar o campo de viso da cmera, foi colocado um espelho plano, retangular, ocupando toda a regio da parede entre os pontos A e B. Nessas condies, a figura que melhor representa a regio clara, que passa a ser visualizada pela cmera,
(FUVEST - 2002 - 1a fase) O som de um apito analisado com o uso de um medidor que, em sua tela, visualiza o padro apresentado na figura a seguir. O grfico representa a variao da presso que a onda sonora exerce sobre o medidor, em funo do tempo, em s (1s = 1 x10 6s). . Analisando a tabela de intervalos de freqncias audveis, por diferentes seres vivos, conclui-se que esse apito pode ser ouvido apenas por
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Em uma estrada, dois carros, A e B, entram simultaneamente em curvas paralelas, com raios RA e RB. Os velocmetros de ambos os carros indicam, ao longo de todo o trecho curvo, valores constantes VA e VB. Se os carros saem das curvas ao mesmo tempo, a relao entre VA e VB
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Em decorrncia de fortes chuvas, uma cidade do interior paulista ficou isolada. Um avio sobrevoou a cidade, com velocidade horizontal constante, largando 4 pacotes de alimentos, em intervalos de tempos iguais. No caso ideal, em que a resistncia do ar pode ser desprezada, a figura que melhor poderia representar as posies aproximadas do avio e dos pacotes, em um mesmo instante,
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Bales esto voltando a ser considerados como opo para o transporte de carga. Um balo, quando vazio, tem massa de 30.000 kg. Ao ser inflado com 20.000 kg de Hlio, pode transportar uma carga til de 75.000 kg. Nessas condies, o empuxo do balo no ar equilibra seu peso. Se, ao invs de Hlio, o mesmo volume fosse preenchido com Hidrognio, esse balo poderia transportar uma carga til de aproximadamente Nas CNTP, Massa de 1 mol de H 2 2,0 g Massa de 1 mol de He 4,0 g
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Um jovem escorrega por um tobog aqutico, com uma rampa retilnea, decomprimento L, como na figura, podendo o atrito ser desprezado. Partindo do alto, semimpulso, ele chega ao final da rampa com uma velocidade de cerca de 6 m/s. Para que essa velocidade passe a ser de 12 m/s, mantendo-se a inclinao da rampa, sernecessrio que o comprimento dessa rampa passe a ser aproximadamente de:
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Dois pequenos discos, de massas iguais, so lanados sobre uma superfcie plana e horizontal, sem atrito, com velocidades de mdulos iguais. A figura a seguir registra a posio dos discos, vistos de cima, em intervalos de tempo sucessivos e iguais, antes de colidirem, prximo ao ponto P. Dentre as possibilidades representadas, aquela que pode corresponder s posies dos discos, em instantes sucessivos, aps a coliso, :
(FUVEST - 2002 - 1a fase) Um avio, com massa M = 90 toneladas, para que esteja em equilbrio em vo, deve manter seu centro de gravidade sobre a linha vertical CG, que dista 16 m do eixo da roda dianteira e 4,0 m do eixo das rodas traseiras, como na figura abaixo. Para estudar a distribuio de massas do avio, em solo, trs balanas so colocadas sob as rodas do trem de aterrissagem. A balana sob a roda dianteira indica MD e cada uma das que esto sob as rodas traseiras indica MT. Uma distribuio de massas, compatvel com o equilbrio do avio em vo, poderia resultar em indicaes das balanas, em toneladas, correspondendo aproximadamente a