(FUVEST - 2014 - 2aFASE) Vivemos numa forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns, ao invs de imitar outros. [...] Nela, enquanto no tocante s leis todos so iguais para a soluo de suas divergncias privadas, quando se trata de escolher (se preciso distinguir em algum setor), no o fato de pertencer a uma classe, mas o mrito, que d acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza no razo para que algum, sendo capaz de prestar servios cidade, seja impedido de faz‐lo pela obscuridade de sua condio. Conduzimo‐nos liberalmente em nossa vida pblica, e no observamos com uma curiosidade suspicaz [desconfiada] a vida privada de nossos concidados, pois no nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovao que, embora incuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convvio privado, em nossa vida pblica nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos s autoridades e s leis, especialmente quelas promulgadas para socorrer os oprimidos e s que, embora no escritas, trazem aos agressores uma desonra visvel a todos. Orao fnebre de Pricles, 430 a.C., in Tucdides. Histria da Guerra do Peloponeso. Braslia: Editora UnB, 2001, p. 109. Adaptado a) Com base nas informaes contidas no texto, identifique o sistema poltico nele descrito e indique suas principais caractersticas. b) Identifique a cidade que foi a principal adversria de Atenas na Guerra do Peloponeso e diferencie os sistemas polticos vigentes em cada uma delas.
(FUVEST 2014 - 2 fase) O problema agrrio era portanto o fundamental no ano de 1789, e fcil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomara como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a nica fonte de renda lquida. E o ponto crucial do problema agrrio era a relao entre os que cultivavam a terra e os que a possuam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam. Eric Hobsbawm. A era das revolues. 1789‐1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29. a) Caracterize o momento social e econmico por que a Frana passava no perodo a que se refere o texto. b) Quais so as principais diferenas entre as propostas fisiocratas e as prticas mercantilistas anteriores a elas?
(FUVEST 2014 - 2 fase) Subindo ao poder em outubro de 1930, Getlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisrio, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, seria eleito presidente pelo voto popular em 1950, no chegando a completar o mandato por se suicidar em 1954. Boris Fausto. Histria do Brasil. 2 ed. So Paulo: Edusp, 1995, p. 331. Adaptado O primeiro perodo de governo de Getlio Vargas (1930‐1945) iniciou‐se com um golpe; o ltimo (1951‐1954), com um processo eleitoral direto. a) Identifique outras duas diferenas entre esses perodos. b) Caracterize as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos da Amrica em cada um desses perodos.
(FUVEST 2014 - 2 fase) A Repblica no foi uma transformao pacfica. Bem ao contrrio. Para alm da surpresa provocada pelo golpe de Estado de 15 de novembro, seguiu‐se uma dcada de conflitos e violncias de toda ordem, na qual se sucederam as dissenses militares, os conflitos intraoligrquicos, os motins populares, a guerra civil, o atentado poltico contra a vida de um presidente da Repblica. No interior dessas lutas se forjou a transformao do Estado Imperial em Estado Republicano, do Imprio Unitrio em Repblica Federativa, do parlamentarismo em presidencialismo, do bipartidarismo organizado nacionalmente em um sistema de partidos nicos estaduais. Forjou‐se um novo pacto entre as elites e um novo papel para as foras armadas. Wilma Peres Costa. A espada de Dmocles. So Paulo: Hucitec, 1996, p. 16 a) Identifique e caracterize um episdio conflituoso prprio dos primeiros anos da Repblica no Brasil. b) Explique o novo papel para as foras armadas a que se refere o texto.
(FUVEST 2014 - 2 fase) As duas imagens acima foram divulgadas durante a Segunda Guerra Mundial, respectivamente, na Unio Sovitica e na Alemanha. a) Indique semelhanas e diferenas de maior relevncia entre elas, no tocante relao forma‐contedo. b) Qual era a situao poltico‐militar vivida por esses pases, no momento em que os cartazes foram produzidos?
(FUVEST 2014 - 2 FASE) Observe esta charge: a) Identifique e caracterize a situao histrica a que a charge se refere. b) Explique quais so os principais elementos do desenho que permitem identificar a posio de seu autor em relao situao histrica nele representada.
Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de cada mapa, considerando os diferentes contextos históricos em que foram criados?
(FUVEST 2014 - 2 fase) O Plano Colmbia inicial consistia antes de tudo em uma ajuda militar destinada erradicao das plantaes de droga. Os programas de fumigao no tiveram incio com ele: existiram desde 1994. Isto no impediu um crescimento ainda maior da superfcie cultivada. Com o Plano Colmbia, e sobretudo a partir de 2001, esses programas adquiriram nova dimenso. Entretanto, no parece que eles tenham tido, tampouco, mais sucesso. Daniel Pcaut, Lgicas econmicas, militares e polticas na guerra colombiana. In: C. Brigago D. Proena Jr. (orgs.). Paz e terrorismo. So Paulo: Hucitec, 2004, p. 255. a) Qual foi o papel desempenhado pelos Estados Unidos da Amrica na implementao do Plano Colmbia? b) A afirmao do autor de que o Plano Colmbia e outros programas semelhantes a ele, aparentemente, no tiveram grande sucesso se justifica? Explique.
(FUVEST 2014) Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um descobrimento gradual do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações abaixo: Ocorrências: Tratado de Madrid (1750); Tratado de Petrópolis (1903); Constituição da República Federativa do Brasil (1988)/consolidação da atual divisão dos Estados. Associe a ocorrência com sua correta representação:
(FUVEST 2014) Csar no sara de sua provncia para fazer mal algum, mas para se defender dos agravos dos inimigos, para restabelecer em seus poderes os tribunos da plebe que tinham sido, naquela ocasio, expulsos da Cidade, para devolver a liberdade a si e ao povo romano oprimido pela faco minoritria. Caio Jlio Csar. A Guerra Civil. So Paulo: Estao Liberdade, 1999, p. 67. O texto, do sculo I a.C., retrata o cenrio romano de
(FUVEST - 2014) Durante muito tempo, sustentou-se equivocadamente que a utilizao de especiarias na Europa da Idade Mdia era determinada pela necessidade de se alterar o sabor de alimentos apodrecidos, ou pela opinio de que tal uso garantiria a conservao das carnes. A utilizao de especiarias no perodo medieval
(FUVEST - 2014) As chamadas revolues inglesas, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos
(FUVEST - 2014) A ideia de ocupao do continente pelo povo americano teve tambm razes populares, no senso comum e tambm em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princpio da unio at o Pacfico foi chamado de Destino Manifesto. Nancy Priscilla S. Naro. A formao dos Estados Unidos. So Paulo: Atual, 1986, p. 19. A concepo de Destino Manifesto, cunhada nos Estados Unidos da dcada de 1840,
(FUVEST - 2014) Entre os fatores que permitem associar o contexto histrico de Portugal, na dcada de 1970, s independncias de suas colnias na frica, encontram-se
(FUVEST - 2014) A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como