(FUVEST - 2017)
Os pneus das aeronaves devem ser capazes de resistir a impactos muito intensos no pouso e bruscas alterações de temperatura. Esses pneus são constituídos de uma câmara de borracha reforçada, preenchida com o gás nitrogênio (N2) a uma pressão típica de 30 atm a 27 o C. Para a confecção dessa câmara, utiliza-se borracha natural modificada, que consiste principalmente do poliisopreno, mostrado a seguir:
Em um avião, a temperatura dos pneus, recolhidos na fuselagem, era -13ºC durante o voo. Próximo ao pouso, a temperatura desses pneus passou a ser 27ºC, mas seu volume interno não variou.
a) Qual é a pressão interna de um dos pneus durante o voo? Mostre os cálculos.
b) Qual é o volume interno desse mesmo pneu, em litros, dado que foram utilizados 14 kg de N2 para enchê-lo? Mostre os cálculos.
c) Escreva a fórmula estrutural do monômero do poli-isopreno.