Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Redação - FUVEST 2024 | Gabarito e resoluções

1-1 de 1
Questão 1
2024Redação

(FUVEST - 2024) Considerando as ideias apresentadas nos textos e tambm outras informaes que julgar pertinentes, redija uma dissertao em prosa, na qual voc exponha seu ponto de vista sobre o tema: Educao bsica e formao profissional: entre a multitarefa e a reflexo. Instrues: A dissertao deve ser redigida de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. Escreva, no mnimo, 20 linhas, com letra legvel, e no ultrapasse a quantidade de linhas disponveis na folha de redao. Texto 1 A multitarefa no uma capacidade para a qual s seria capaz o homem na sociedade trabalhista e de informao ps-moderna. Trata-se antes de um retrocesso. A multitarefa est amplamente disseminada entre os animais em estado selvagem. Trata-se de uma tcnica de ateno, indispensvel para sobreviver na vida selvagem. Um animal ocupado no exerccio da mastigao de sua comida tem de ocupar-se ao mesmo tempo tambm com outras atividades. Deve cuidar para que, ao comer, ele prprio no acabe comido. Ao mesmo tempo tem de vigiar sua prole e manter o olho em seu(sua) parceiro(a). O animal no pode mergulhar contemplativamente no que tem diante de si, pois tem de elaborar ao mesmo tempo o que tem atrs de si. No apenas a multitarefa, mas tambm atividades como jogos de computador geram uma ateno ampla, mas rasa, que se assemelha ateno de um animal selvagem. Byung-Chul Han, Sociedade do cansao. Adaptado. Texto 2 Educar para o cio significa ensinar a escolher um filme, uma pea de teatro, um livro. Ensinar como pode estar bem sozinho, consigo mesmo, significa tambm se habituar s atividades domsticas e produo autnoma de muitas coisas que at o momento comprvamos prontas. Ensinar o prazer do convvio, da introspeco, do jogo e da beleza. Inculcar a alegria. A pedagogia do cio tambm tem sua prpria tica, sua esttica, sua dinmica e suas tcnicas. E tudo isso deve ser ensinado. O cio requer uma escolha atenta dos lugares justos: para se repousar, para se distrair e para se divertir. Portanto, preciso ensinar aos jovens no s como se virar nos meandros do trabalho, mas tambm pelos meandros dos vrios possveis lazeres. Significa educar para a solido e para o convvio, para a solidariedade e o voluntariado. Significa ensinar como evitar a alienao que pode ser provocada pelo tempo livre, to perigosa quanto a alienao derivada do trabalho. H muito o que ensinar! Domenico de Masi. O cio criativo. Texto 3 Analisar as diferenas entre a educao escolar indgena e a educao escolar convencional no Brasil foi o ponto de partida do trabalho feito pelos pesquisadores Aline Abbonizio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Elie Ghanem, da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (FEUSP). Dois fatos me impressionaram especialmente na comunidade em que pesquisei, alm do grande valor atribudo escola como fator de fortalecimento da lngua e da cultura daquele povo, a acentuada integrao entre as atividades escolares e as prticas comunitrias. No h tempos rgidos, no h horrios fixos nem se seguem disciplinas escolares. As atividades da escola obedecem a um ritmo sereno e envolvem tarefas de manuteno dos costumes, incluem tanto a roa quanto o artesanato ou a coleta de produtos da mata, relata Ghanem. https://www4.fe.usp.br/pesquisa-da-feusp-analisa-diferencas-entre-educacao-indigena-e-convencional. Adaptado. Texto 4 Texto 5 Texto 6 Texto 7

1-1 de 1