(ITA -1996 - 1 FASE) As opes a seguir referem-se aos textos A, B, C e D. Texto A ( ) Ah! enquanto os destinos impiedosos no voltam contra ns a face irada, faamos, sim, faamos, doce amada, os nossos breves dias mais ditosos. Texto B ( ) no aguardes, que a madura idade te converte essa flor, essa beleza, em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada, Texto C ( ) Nos olhos Caitutu no sofre o pranto, E rompe em profundssimos suspiros, Lendo na testa da fronteira gruta De sua mo j trmula gravado O alheio crime e a voluntria morte. Texto D ( ) O todo sem a parte no todo; A parte sem o todo no parte; Mas se a parte faz o todo, sendo parte, No se diga que parte, sendo todo. Preencha os parnteses anteriores dos textos dados, obedecendo seguinte conveno: I) Gregrio de Matos II) Toms Antnio Gonzaga III) Baslio da Gama IV) Cludio Manuel da Costa Preenchidos os parnteses, a sequncia correta :
(ITA-1996 - 1 FASE) Alm da poesia de carter social, que reflete o momento histrico da poca, integram a obra desse poeta poemas lrico-amorosos, com uma viso mais realista e sensual do amor e da mulher. Um dos excertos a seguir NO PERTENCE ao poeta a que se referem as informaes acima. Assinale-o
(ITA- 1996 - 1 FASE) Para as proposies a seguir, assinale: I. Caramuru, poema composto em moldes rigorosamente camonianos, gira em torno das aventuras de um naufrgio vivenciadas por Lindia e Diogo lvares Correia. II. Quanto ao gnero pico na Literatura Brasileira, registram-se apenas tentativas de fazer uma epopeia segundo os moldes clssicos; Cartas Chilenas exemplifica essas tentativas. III. As manifestaes literrias brasileiras durante o perodo colonial, embora incipientes, representam o esplendor das tendncias literrias do medievalismo portugus.
(ITA - 1996 - 1 FASE) OS CES - Lutar. Podes escach-los ou no; 1o essencial que lutes. Vida luta. Vida 2SEM LUTA um mar morto no centro do organismo universal. DA A POUCO demos COM UMA BRIGA 3de ces; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR no teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os ces. Eram dois. Notou que 4ao p deles estava um osso, MOTIVO DA GUERRA, e no deixou de chamar a minha ateno para a circunstncia de que o osso no tinha carne. Um simples osso nu. Os ces 1(6)mordiam-se, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu a bengala 5DEBAIXO DO BRAO, e parecia EM XTASE. - Que belo que isto ! dizia ele de quando em quando. Quis arranc-lo dali, mas no pude; ele estava arraigado AO CHO, e s continuou A ANDAR, quando a briga 2(7)cessou INTEIRAMENTE, e um dos ces, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei que ficara sinceramente ALEGRE, 6posto contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filsofo. Fez-me observar a beleza do espetculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os ces tinham fome; mas a privao do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetculo mais grandioso: as criaturas humanas que 3(8)disputam aos ces os ossos e outros manjares menos APETECVEIS; luta que se complica muito, porque entra em ao a inteligncia do homem, com todo o acmulo de sagacidade que lhe deram os sculos etc. As trs afirmaes a seguir podem estar corretas ou incorretas. Aps ler atentamente o texto e as afirmaes propostas, assinale a alternativa certa. I - Evidencia-se no texto que qualquer fato, por mais insignificante que seja, possibilita prazer esttico ao homem dotado de alguma sensibilidade e percepo. II - Dado o tipo de reao que a cena desperta na personagem principal, predomina no texto o sentimentalismo e o otimismo. III - Segundo Quincas Borba, o mais importante de uma cena, mesmo que banal, so as reaes de prazer, alegria e arrebatamento que ela pode provocar nas pessoas.
(ITA - 1996 - 1 FASE) Embora tenha estreado sob influncias parnasiano-simbolistas, logo aderiu definitivamente ao Modernismo. O carter geral de sua poesia marcado pelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referncias autobiogrficas. Por vezes aproveita-se das formas clssicas ou faz incurses s formas mais radicais das vanguardas, sem contudo perder a marca de absoluta simplicidade, predominante em sua obra. Essas informaes referem-se ao autor dos seguintes versos:
(ITA - 1996 - 1 FASE) OS CES - Lutar. Podes escach-los ou no;1o essencial que lutes. Vida luta. Vida2SEM LUTA um mar morto no centro do organismo universal. DA A POUCO demos COM UMA BRIGA3de ces; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR no teria valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os ces. Eram dois. Notou que4ao p deles estava um osso, MOTIVO DA GUERRA, e no deixou de chamar a minha ateno para a circunstncia de que o osso no tinha carne. Um simples osso nu. Os ces1(6)mordiam-se, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu a bengala5DEBAIXO DO BRAO, e parecia EM XTASE. - Que belo que isto ! dizia ele de quando em quando. Quis arranc-lo dali, mas no pude; ele estava arraigado AO CHO, e s continuou A ANDAR, quando a briga2(7)cessou INTEIRAMENTE, e um dos ces, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei que ficara sinceramente ALEGRE,6posto contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filsofo. Fez-me observar a beleza do espetculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os ces tinham fome; mas a privao do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetculo mais grandioso: as criaturas humanas que3(8)disputam aos ces os ossos e outros manjares menos APETECVEIS; luta que se complica muito, porque entra em ao a inteligncia do homem, com todo o acmulo de sagacidade que lhe deram os sculos etc. Identificadas as classes das palavras retiradas do texto e relacionando a segunda coluna em relao primeira, assinale a sequncia correta a seguir: (1) adjetivo (2) substantivo (3) verbo (4) pronome (5) advrbio (6) conjuno (7) preposio (8) locuo adjetiva (9) locuo adverbial (10) locuo substantiva (11) locuo prepositiva ( ) o essencial (referncia 1) ( ) sem luta (referncia 2) ( ) de ces (referncia 3) ( ) ao p deles (referncia 4) ( ) debaixo do (referncia 5) ( ) posto (referncia 6)
(ITA - 1996 - 1 FASE) No h temas poticos. No h pocas poticas. O que realmente existe o subconsciente enviando inteligncia telegramas e mais telegramas (...) A inspirao parece um telegrama cifrado, que a atividade inconsciente envia atividade consciente, que o traduz. Esse trecho, de importante ensaio de ___________, revela ntida semelhana com as propostas de um dos movimentos de vanguarda europeu, ____________.
(ITA - 1996 - 1 FASE) Descansem o meu leito solitrio Na floresta dos homens esquecida. sombra de uma cruz, e escrevam nela: - Foi poeta - sonhou - e amou na vida. O excerto acima de autoria de........, importante poeta do ultra-romantismo brasileiro, autor de.........