(ITA - 2011- 1 FASE) [1]Vspera de um dos muitos feriados em 2009 e a insana tarefa de mover-se de um bairro a outro em So Paulo para uma reunio de trabalho. Claro que a cidade j tinha travado no meio da tarde. De txi, pagaria uma fortuna para ficar parada e chegar atrasada, pois at as vias alternativas que os taxistas conhecem estavam entupidas. De nibus, nem o corredor funcionaria, tomado pela fila dos mastodnticos veculos. Uma ddiva: [5] eu no estava de carro. Com as pernas livres dos pedais do automvel e um sapato baixo, nada como viver a liberdade de andar a p. Carro j foi sinnimo de liberdade, mas no contava com o congestionamento. Liberdade de verdade trafegar entre os carros, e mesmo sem apostar corrida, observar que o automvel na rua anda mesma velocidade mdia que voc na calada. quase como flanar. Sei, como motorista, que o mais irritante do trnsito quando o pedestre naturalmente te ultrapassa. Enquanto voc, no [10] carro, gasta dinheiro para encher o ar de poluentes, esquentar o planeta e chegar atrasado s reunies. E ainda h quem pegue congestionamento para andar de esteira na academia de ginstica. Do Itaim ao Jardim Paulista, meia horinha de caminhada. Deu para ver que a Avenida Nove de Julho est cheia de mudas crescidas de pau-brasil. E mais uma poro de cenas que s andando a p se pode observar. At chegar ao compromisso pontualmente. [15]Claro que h pedras no meio do caminho dos pedestres, e muitas. J foram inclusive objeto de teses acadmicas. Uma delas, Andar a p: um modo de transporte para a cidade de So Paulo, de Maria Ermelina Brosch Malatesta, sustenta que, apesar de ser a sada mais utilizada pela populao nas atuais condies de esgotamento dos sistemas de mobilidade, o modo de transporte a p tratado de forma inadequada pelos responsveis por administrar e planejar o municpio. [20]As maiores reclamaes de quem usa o mais simples e barato meio de locomoo so os obstculos que aparecem pelo caminho: bancas de camels, bancas de jornal, lixeira, postes. Alm das caladas estreitas, com buracos, degraus, desnveis. E o estacionamento de veculos nas caladas, mais a entrada e a sada em guias rebaixadas, aponta o estudo. Sem falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente [25] envolve em falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente envolve vtimas fatais, o percentual sobe para nada menos que 50% o que atesta a falta de investimento pblico no transporte a p. Na Regio Metropolitana de So Paulo, as viagens a p, com extenso mnima de 500 metros, correspondem a 34% do total de viagens. Percentual parecido com o de Londres, de 33%. Somadas aos 32% das viagens realizadas por transporte coletivo, que so iniciadas e concludas por uma viagem a p, perfazem [30] o total de 66% das viagens! Um nmero bem desproporcional ao espao destinado aos pedestres e ao investimento pblico destinado a eles, especialmente em uma cidade como So Paulo, onde o transporte individual motorizado tem a primazia. A locomoo a p acontece tanto nos locais de maior densidade caso da rea central, com registro de dois milhes de viagens a p por dia , como nas regies mais distantes, onde so maiores as deficincias de [35] transporte motorizado e o perfil de renda menor. A maior parte das pessoas que andam a p tem poder aquisitivo mais baixo. Elas buscam alternativas para enfrentar a conduo cara, desconfortvel ou lotada, o ponto de nibus ou estao distantes, a demora para a conduo passar e a viagem demorada. J em bairros nobres, como Moema, Itaim e Jardins, por exemplo, fcil ver carres que saem das garagens para ir de uma esquina a outra e disputar improvveis vagas de estacionamento. A ideia manter-se [40] fechadoem shoppings, boutiques, clubes, academias de ginstica, escolas, escritrios, porque o ambiente l fora o nosso meio ambiente urbano dizem que muito perigoso. (Amlia Safatle. http://terramagazine.terra.com.br, 15/07/2009. Adaptado.) De acordo com o texto, pode-se afirmar que
(ITA - 2011- 1 FASE) Do relato da experincia da autora na vspera de feriado, NO se pode depreender que
(ITA - 2011- 1 FASE) Sob o ponto de vista da autora, pode-se inferir que as polticas pblicas para o transporte urbano em So Paulo so
(ITA - 2011- 1 FASE) 1 Vspera de um dos muitos feriados em 2009 e a insana tarefa de mover-se de um bairro a outro em So Paulo para uma reunio de trabalho. Claro que a cidade j tinha travado no meio da tarde. De txi, pagaria uma fortuna para ficar parada e chegar atrasada, pois at as vias alternativas que os taxistas conhecem estavam entupidas. De nibus, nem o corredor funcionaria, tomado pela fila dos mastodnticos veculos. Uma ddiva: 5 eu no estava de carro. Com as pernas livres dos pedais do automvel e um sapato baixo, nada como viver a liberdade de andar a p. Carro j foi sinnimo de liberdade, mas no contava com o congestionamento. Liberdade de verdade trafegar entre os carros, e mesmo sem apostar corrida, observar que o automvel na rua anda mesma velocidade mdia que voc na calada. quase como flanar. Sei, como motorista, que o mais irritante do trnsito quando o pedestre naturalmente te ultrapassa. Enquanto voc, no 10 carro, gasta dinheiro para encher o ar de poluentes, esquentar o planeta e chegar atrasado s reunies. E ainda h quem pegue congestionamento para andar de esteira na academia de ginstica. Do Itaim ao Jardim Paulista, meia horinha de caminhada. Deu para ver que a Avenida Nove de Julho est cheia de mudas crescidas de pau-brasil. E mais uma poro de cenas que s andando a p se pode observar. At chegar ao compromisso pontualmente. 15Claro que h pedras no meio do caminho dos pedestres, e muitas. J foram inclusive objeto de teses acadmicas. Uma delas, Andar a p: um modo de transporte para a cidade de So Paulo, de Maria Ermelina Brosch Malatesta, sustenta que, apesar de ser a sada mais utilizada pela populao nas atuais condies de esgotamento dos sistemas de mobilidade, o modo de transporte a p tratado de forma inadequada pelos responsveis por administrar e planejar o municpio. 20 As maiores reclamaes de quem usa o mais simples e barato meio de locomoo so os obstculos que aparecem pelo caminho: bancas de camels, bancas de jornal, lixeira, postes. Alm das caladas estreitas, com buracos, degraus, desnveis. E o estacionamento de veculos nas caladas, mais a entrada e a sada em guias rebaixadas, aponta o estudo. Sem falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente 25 envolve vtimas fatais, o percentual sobe para nada menos que 50% o que atesta a falta de investimento pblico no transporte a p. Na Regio Metropolitana de So Paulo, as viagens a p, com extenso mnima de 500 metros, correspondem a 34% do total de viagens. Percentual parecido com o de Londres, de 33%. Somadas aos 32% das viagens realizadas por transporte coletivo, que so iniciadas e concludas por uma viagem a p, perfazem 30 o total de 66% das viagens! Um nmero bem desproporcional ao espao destinado aos pedestres e ao investimento pblico destinado a eles, especialmente em uma cidade como So Paulo, onde o transporte individual motorizado tem a primazia. A locomoo a p acontece tanto nos locais de maior densidade caso da rea central, com registro de dois milhes de viagens a p por dia , como nas regies mais distantes, onde so maiores as deficincias de 35 transporte motorizado e o perfil de renda menor. A maior parte das pessoas que andam a p tem poder aquisitivo mais baixo. Elas buscam alternativas para enfrentar a conduo cara, desconfortvel ou lotada, o ponto de nibus ou estao distantes, a demora para a conduo passar e a viagem demorada. J em bairros nobres, como Moema, Itaim e Jardins, por exemplo, fcil ver carres que saem das garagens para ir de uma esquina a outra e disputar improvveis vagas de estacionamento. A ideia manter-se 40 fechado em shoppings, boutiques, clubes, academias de ginstica, escolas, escritrios, porque o ambiente l fora o nosso meio ambiente urbano dizem que muito perigoso. (Amlia Safatle. http://terramagazine.terra.com.br, 15/07/2009. Adaptado.) Do ttulo do texto, Meio ambiente urbano: o barato de andar a p, NO se pode depreender que andar a p mais I. prazeroso. II. econmico. III. divertido. IV. frequente. Esto corretas
(ITA - 2011- 1 FASE) Assinale a opo em que a expresso ou palavra grifada expressa exagero.
(ITA - 2011- 1 FASE) [1]Vspera de um dos muitos feriados em 2009 e a insana tarefa de mover-se de um bairro a outro em So Paulo para uma reunio de trabalho. Claro que a cidade j tinha travado no meio da tarde. De txi, pagaria uma fortuna para ficar parada e chegar atrasada, pois at as vias alternativas que os taxistas conhecem estavam entupidas. De nibus, nem o corredor funcionaria, tomado pela fila dos mastodnticos veculos. Uma ddiva: [5] eu no estava de carro. Com as pernas livres dos pedais do automvel e um sapato baixo, nada como viver a liberdade de andar a p. Carro j foi sinnimo de liberdade, mas no contava com o congestionamento. Liberdade de verdade trafegar entre os carros, e mesmo sem apostar corrida, observar que o automvel na rua anda mesma velocidade mdia que voc na calada. quase como flanar. Sei, como motorista, que o mais irritante do trnsito quando o pedestre naturalmente te ultrapassa. Enquanto voc, no [10] carro, gasta dinheiro para encher o ar de poluentes, esquentar o planeta e chegar atrasado s reunies. E ainda h quem pegue congestionamento para andar de esteira na academia de ginstica. Do Itaim ao Jardim Paulista, meia horinha de caminhada. Deu para ver que a Avenida Nove de Julho est cheia de mudas crescidas de pau-brasil. E mais uma poro de cenas que s andando a p se pode observar. At chegar ao compromisso pontualmente. [15]Claro que h pedras no meio do caminho dos pedestres, e muitas. J foram inclusive objeto de teses acadmicas. Uma delas, Andar a p: um modo de transporte para a cidade de So Paulo, de Maria Ermelina Brosch Malatesta, sustenta que, apesar de ser a sada mais utilizada pela populao nas atuais condies de esgotamento dos sistemas de mobilidade, o modo de transporte a p tratado de forma inadequada pelos responsveis por administrar e planejar o municpio. [20]As maiores reclamaes de quem usa o mais simples e barato meio de locomoo so os obstculos que aparecem pelo caminho: bancas de camels, bancas de jornal, lixeira, postes. Alm das caladas estreitas, com buracos, degraus, desnveis. E o estacionamento de veculos nas caladas, mais a entrada e a sada em guias rebaixadas, aponta o estudo. Sem falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente [25] envolve vtimas fatais, o percentual sobe para nada menos que 50% o que atesta a falta de investimento pblico no transporte a p. Na Regio Metropolitana de So Paulo, as viagens a p, com extenso mnima de 500 metros, correspondem a 34% do total de viagens. Percentual parecido com o de Londres, de 33%. Somadas aos 32% das viagens realizadas por transporte coletivo, que so iniciadas e concludas por uma viagem a p, perfazem [30] o total de 66% das viagens! Um nmero bem desproporcional ao espao destinado aos pedestres e ao investimento pblico destinado a eles, especialmente em uma cidade como So Paulo, onde o transporte individual motorizado tem a primazia. A locomoo a p acontece tanto nos locais de maior densidade caso da rea central, com registro de dois milhes de viagens a p por dia , como nas regies mais distantes, onde so maiores as deficincias de [35] transporte motorizado e o perfil de renda menor. A maior parte das pessoas que andam a p tem poder aquisitivo mais baixo. Elas buscam alternativas para enfrentar a conduo cara, desconfortvel ou lotada, o ponto de nibus ou estao distantes, a demora para a conduo passar e a viagem demorada. J em bairros nobres, como Moema, Itaim e Jardins, por exemplo, fcil ver carres que saem das garagens para ir de uma esquina a outra e disputar improvveis vagas de estacionamento. A ideia manter-se [40] fechado em shoppings, boutiques, clubes, academias de ginstica, escolas, escritrios, porque o ambiente l fora o nosso meio ambiente urbano dizem que muito perigoso. (Amlia Safatle. http://terramagazine.terra.com.br, 15/07/2009. Adaptado.) *os nmeros entre colchetes correspondem ao nmero das linhas do texto original. Assinale a opo em que o termo grifado NO indica a circunstncia mencionada entre parnteses.
(ITA - 2011- 1 FASE) [1]Vspera de um dos muitos feriados em 2009 e a insana tarefa de mover-se de um bairro a outro em So Paulo para uma reunio de trabalho. Claro que a cidade j tinha travado no meio da tarde. De txi, pagaria uma fortuna para ficar parada e chegar atrasada, pois at as vias alternativas que os taxistas conhecem estavam entupidas. De nibus, nem o corredor funcionaria, tomado pela fila dos mastodnticos veculos. Uma ddiva: [5] eu no estava de carro. Com as pernas livres dos pedais do automvel e um sapato baixo, nada como viver a liberdade de andar a p. Carro j foi sinnimo de liberdade, mas no contava com o congestionamento. Liberdade de verdade trafegar entre os carros, e mesmo sem apostar corrida, observar que o automvel na rua anda mesma velocidade mdia que voc na calada. quase como flanar. Sei, como motorista, que o mais irritante do trnsito quando o pedestre naturalmente te ultrapassa. Enquanto voc, no [10] carro, gasta dinheiro para encher o ar de poluentes, esquentar o planeta e chegar atrasado s reunies. E ainda h quem pegue congestionamento para andar de esteira na academia de ginstica. Do Itaim ao Jardim Paulista, meia horinha de caminhada. Deu para ver que a Avenida Nove de Julho est cheia de mudas crescidas de pau-brasil. E mais uma poro de cenas que s andando a p se pode observar. At chegar ao compromisso pontualmente. [15]Claro que h pedras no meio do caminho dos pedestres, e muitas. J foram inclusive objeto de teses acadmicas. Uma delas, Andar a p: um modo de transporte para a cidade de So Paulo, de Maria Ermelina Brosch Malatesta, sustenta que, apesar de ser a sada mais utilizada pela populao nas atuais condies de esgotamento dos sistemas de mobilidade, o modo de transporte a p tratado de forma inadequada pelos responsveis por administrar e planejar o municpio. [20]As maiores reclamaes de quem usa o mais simples e barato meio de locomoo so os obstculos que aparecem pelo caminho: bancas de camels, bancas de jornal, lixeira, postes. Alm das caladas estreitas, com buracos, degraus, desnveis. E o estacionamento de veculos nas caladas, mais a entrada e a sada em guias rebaixadas, aponta o estudo. Sem falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente [25] envolve em falar nas estatsticas: atropelamentos correspondem a 14% dos acidentes de trnsito. Se o acidente envolve vtimas fatais, o percentual sobe para nada menos que 50% o que atesta a falta de investimento pblico no transporte a p. Na Regio Metropolitana de So Paulo, as viagens a p, com extenso mnima de 500 metros, correspondem a 34% do total de viagens. Percentual parecido com o de Londres, de 33%. Somadas aos 32% das viagens realizadas por transporte coletivo, que so iniciadas e concludas por uma viagem a p, perfazem [30] o total de 66% das viagens! Um nmero bem desproporcional ao espao destinado aos pedestres e ao investimento pblico destinado a eles, especialmente em uma cidade como So Paulo, onde o transporte individual motorizado tem a primazia. A locomoo a p acontece tanto nos locais de maior densidade caso da rea central, com registro de dois milhes de viagens a p por dia , como nas regies mais distantes, onde so maiores as deficincias de [35] transporte motorizado e o perfil de renda menor. A maior parte das pessoas que andam a p tem poder aquisitivo mais baixo. Elas buscam alternativas para enfrentar a conduo cara, desconfortvel ou lotada, o ponto de nibus ou estao distantes, a demora para a conduo passar e a viagem demorada. J em bairros nobres, como Moema, Itaim e Jardins, por exemplo, fcil ver carres que saem das garagens para ir de uma esquina a outra e disputar improvveis vagas de estacionamento. A ideia manter-se [40] fechadoem shoppings, boutiques, clubes, academias de ginstica, escolas, escritrios, porque o ambiente l fora o nosso meio ambiente urbano dizem que muito perigoso. (Amlia Safatle. http://terramagazine.terra.com.br, 15/07/2009. Adaptado.) A palavra QUE remete a um antecedente em:
(ITA - 2011- 1 FASE) Das afirmaes abaixo, a INCORRETA :
(ITA - 2011- 1 FASE) O autor do texto I. manifesta sua viso pessimista quanto ao futuro do trnsito em So Paulo. II. aponta que, no Brasil, o que seria sinnimo de progresso torna-se um retrocesso, como o caso das polticas de JK. III. critica a preferncia dos mais ricos por carros grandes. Est(o) correta(s)
(ITA - 2011- 1 FASE) Assinale a opo em que o autor expressa claramente seu julgamento.
(ITA - 2011- 1 FASE) O autor se vale da obra de Julio Cortzar para
(ITA - 2011- 1 FASE) So recursos de progresso no texto I. as perguntas. II. as citaes do conto de Cortzar. III. a meno ao filme de Godard. Est(o) correta(s)
(ITA - 2011- 1 FASE) NO h emprego de metfora em
(ITA - 2011- 1 FASE) Os trechos a seguir, que esto fora de ordem, fazem parte de um texto coeso e coerente. I. Estudos feitos com vrias profisses que trabalham em turnos mostram que ficar acordado por mais de 19 horas ou ter uma jornada de trabalho superior a 12 horas provoca sintomas semelhantes ao de um porre. II. Se essas duas condies se sobrepem numa madrugada, as consequncias negativas se potencializam ao extremo. III. As reaes ficam mais lentas e o julgamento da realidade comprometido. IV. Um piloto dormir no manche do avio uma cena muito mais rara do que um motorista de nibus ou caminho cochilar no volante. Mas pode acontecer. V. No caso da aviao, h ainda o agravante de que os pilotos trabalham a 10 mil metros do solo, no comando de aeronaves complexas e delicadas, s vezes com mais de uma centena de passageiros a bordo. (Em: Pesquisa Fapesp, agosto/2009. Adaptado) Assinale a opo que apresenta a melhor sequncia.
(ITA - 2011- 1 FASE) Acerca da protagonista do romance Iracema, de Jos de Alencar, pode-se dizer que I. uma herona romntica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com a sua prpria tribo e se entregar a Martim. II. uma personagem integrada natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco civilizado e se entrega a ele. III. possui grande beleza fsica, descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representao do Brasil pr-colonizado. Est(o) correta(s)