(Mackenzie 1996) Ao se aquecer de 1 ºC uma haste metálica de 1 m, o seu comprimento aumenta de 2 10-2 mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80 cm, quando a aquecemos de 20 ºC, é:
(Mackenzie 1996) No sistema a seguir, o fio e a polia são ideais. Ao se abandonarem osblocos, A vai do ponto M para o N em 1,5 s. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco A e asuperfície de apoio é: Dados: Massa do bloco A = 8 kg Massa do bloco B = 2 kg g = 10 m/s2
(Mackenzie 1996) Ao se aquecer de 1 ºC uma haste metálica de 1 m, o seu comprimento aumenta de 2 10-2 mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80 cm, quando a aquecemos de 20 ºC, é:
(Mackenzie 1996) Uma chapa de alumínio ( = 2,2 10-5 ºC-1), inicialmente a 20 ºC, é utilizada numa tarefa doméstica no interior de um forno aquecido a 270 ºC. Após o equilíbrio térmico, sua dilatação superficial, em relação à área inicial, foi de:
(Mackenzie 1996) Ao ser submetida a um aquecimento uniforme, uma haste metálica que se encontrava inicialmente a 0 C sofre uma dilatação linear de 0,1% em relação ao seu comprimento inicial. Se considerássemos o aquecimento de um bloco constituído do mesmo material da haste, ao sofrer a mesma variação de temperatura a partir de 0 C, a dilatação volumétrica do bloco em relação ao seu volume inicial seria de:
(Mackenzie 1996) Uma barra metálica, ao variar sua temperatura de 80 ºC, aumenta seu comprimento de 0,16%. O coeficiente de dilatação volumétrico do material dessa barra é:
(Mackenzie 1996) Certa massa de gás ideal sofre uma transformação isobárica, com sua temperatura absoluta T variando proporcionalmente ao seu volume V. Sendo P a pressão desse gás, a melhor representação gráfica dessa transformação é:
(Mackenzie 1996) O bloco de massa m, representado na figura a seguir, é lançado noponto A de uma superfície plana com velocidade horizontal , parando no ponto B a umadistância d de A. Sendo g a aceleração da gravidade, o valor do coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície é:
(Mackenzie 1996) Um raio luminoso incide sobre um cubo de vidro, colocado no ar [nar=1], como mostra a figura a seguir. Este raio pertence a um plano paralelo à face B. O índicede refração do vidro, para que haja internamente reflexão total na face A, deve ser: Dados:
(Mackenzie) A figura a seguir mostra um raio luminoso monocromtico que se propaga do ar para o acrlico. Se outro raio luminoso, de mesma frequncia, atingir a superfcie que separa os meios ar - acrlico, com ngulo de incidncia de 60, o seno do ngulo de refrao ser igual a:
Uma carga eltrica puntiforme com 4,0 C, que colocada em um pontoP do vcuo, fica sujeita a uma fora eltrica de intensidade 1,2 N. O campo eltrico nesseponto P tem intensidade de:
(MACKENZIE -1996) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e levadoinconsciente a um hospital. Aps recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, informado que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que j cara de 5,4 graus.Passado o susto, percebeu que a escala termomtrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma,na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
(Mackenzie 1996) Ao se aquecer de 1 C uma haste metlica de 1 m, o seu comprimento aumenta de 210-2 mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80 cm, quando a aquecemos de 20 C, :
(Mackenzie 1996) Num laboratrio situado na orla martima paulista, uma haste de ferro de 50 cm de comprimento est envolta em gelo fundente. Para a realizao de um ensaio tcnico, esta barra colocada num recipiente contendo gua em ebulio, at atingir o equilbrio trmico. A variao de comprimento sofrida pela haste foi de: (Dado: (Fe) = 1,2 10-5C-1)
(Mackenzie 1996) Em dois termmetros distintos, a escala termomtrica utilizada a Celsius, porm um deles est com defeito. Enquanto o termmetro A assinala 74 oC, otermmetro B assinala 70 oC e quando o termmetro A assinala 22 oC, o B assinala 20 oC.Apesar disto, ambos possuem uma temperatura em que o valor medido idntico. Este valorcorresponde, na escala Kelvin, a: