(Mackenzie 1997) Desprezando-se qualquer tipo de resistência e adotando-se g = 10 m/s2, um corpo de 100 g é abandonado do repouso no ponto A do trilho da figura, e se desloca segundo as leis da natureza estudadas na Física. O corpo exerce no ponto B do trilho uma força de intensidade:
(Mackenzie 1997) Duas cargas eltricas puntiformes idnticas Q1 e Q2, cada uma com 1,0. 10-7 C, encontram-se fixas sobre um plano horizontal, conforme a figura adiante. Uma terceiracarga q, de massa 10 g, encontra-se em equilbrio no ponto P, formando assim um tringuloissceles vertical. Sabendo que as nicas foras que agem em q so as de interaoeletrosttica com Q1 e Q2 e seu prprio peso, o valor desta terceira carga : Dados: k0 = 9,0 . 109 N . m2/C2; g = 10 m/s2
(Mackenzie 1997) Uma esfera condutora de raio 9,0 cm que se encontra no vácuo (K0= 9.109 N.m2 / C2) é eletrizada e adquire um potencial de 100 V. Com a mesma carga elétrica desta esfera, um condensador plano de 1,0 nF criaria entre suas placas, distanciadas de 1,0mm, um campo elétrico uniforme de intensidade:
(Mackenzie 1997) Desprezando-se qualquer tipo de resistência e adotando-se g = 10 m/s2, um corpo de 100 g é abandonado do repouso no ponto A do trilho da figura, e se desloca segundo as leis da natureza estudadas na Física. No ponto C do trilho:
(Mackenzie 1997) Nos vrtices A, B e C de um tringulo retngulo issceles so fixadas,respectivamente, as cargas +Q, +Q e -Q, conforme a ilustrao a seguir. No ponto mdio M da hipotenusa do tringulo, fixada uma carga puntiforme q, a qual ficarsujeita ao de uma fora resultante . A intensidade de :
Na figura, um eltron de carga - e e massa m, lanado com velocidadeinicial , no campo eltrico uniforme entre as placas planas e paralelas, de comprimento ℓ eseparadas pela distncia d. O eltron entra no campo, perpendicularmente s linhas de fora,num ponto equidistante das placas. Desprezando as aes gravitacionais e sabendo que oeltron tangencia a placa superior (ponto A) ao emergir do campo, ento a intensidade deste campo eltrico :
(Mackenzie 1997) A esfera A, de massa 2 kg e velocidade 10 m/s, colide com outra B de 1 kg, que se encontra inicialmente em repouso. Em seguida, B colide com a parede P. Os choques entre as esferas e entre a esfera B e a parede P são perfeitamente elásticos. Despreze os atritos e o tempo de contato nos choques. A distância percorrida pela esfera A entre o primeiro e o segundo choque com a esfera B é:
(Mackenzie 1997) Um bloco de massa M=9,5 kg se encontra em repouso sobre um planohorizontal liso, preso a uma mola horizontal de constante elástica K=1000N/m. Uma bala demassa m=0,5kg é disparada, atingindo o bloco com velocidade v=200m/s, permanecendo nointerior do mesmo. A amplitude do movimento harmônico simples resultante é: