(Mackenzie 1998) Na figura, o fio ideal prende uma partícula de massa m a uma haste vertical presa a um disco horizontal que gira com velocidade angularconstante. A distância do eixo de rotação do disco ao centro da partícula é igual a. A velocidade angular do disco é: Dado: g=10 m/s2
(Mackenzie 1998) Duas barras A e B de mesmo material têm a 0 C comprimentos tais que OA/OB=0,75. Essas barras foram colocadas num forno, e após entrarem em equilíbrio térmico com o mesmo, verificou-se que a barra A aumentou seu comprimento em 0,3 cm. O aumento do comprimento da barra Bfoi de:
(Mackenzie 1998) No circuito anterior, a chave k pode ser ligada tanto ao ponto X como ao Y. Quando ligada aoponto X, o ampermetro ideal A indica 0,4 A e quando ligada ao ponto Y, a energia eltricaarmazenada no capacitor :
(Mackenzie 1998) Na figura a seguir, o diagrama de Clapeyron mostra as transformações sofridas por uma certa massa de gás perfeito. A temperatura desse gás no estado C é:
(Mackenzie 1998) No circuito anterior, os geradores são ideais. A d.d.p entre os pontos A e B é:
(Mackenzie 1998) Com seis vetores de módulo iguais a 8 u, construiu-se o hexágonoregular a seguir. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é:
(Mackenzie 1998) Duas barras A e B de mesmo material tm a 0 C comprimentos tais que OA/OB=0,75. Essas barras foram colocadas num forno, e aps entrarem em equilbrio trmico com o mesmo, verificou-se que a barra A aumentou seu comprimento em 0,3 cm. O aumento do comprimento da barra B ou d:
(Mackenzie 1998) Num ponto A do universo, constata-se a existncia de um campoeltrico de intensidade 9,0 .105N/C, devido exclusivamente a uma carga puntiforme Qsituada a 10 cm dele. Num outro ponto B, distante 30 cm da mesma carga, o vetor campoeltrico tem intensidade 1,0 .105N/C. A d.d.p. entre A e B :