(Mackenzie 2001) Duas pequenas caixas cúbicas idênticas são empurradas,simultaneamente, uma contra a outra, sobre uma reta horizontal, a partir dos pontos A e B, comvelocidades de módulos respectivamente iguais a 7,2 km/h, em relação à reta. O choque frontalentre elas ocorre no ponto C, médio de AB , com a velocidade de uma das caixas igual a7,2 km/h, em relação à outra. Considerando que apenas o atrito cinético, de coeficiente C, entre as caixas e o plano dedeslocamento foi o responsável pela variação de suas velocidades, podemos afirmar que:
(Mackenzie 2001) Uma placa de aço (coeficiente de dilatação linear=1,0.10-5 ºC-1) tem o formato de um quadrado de 1,5 m de lado e encontra-se a uma temperatura de 10 ºC. Nessa temperatura, retira-se um pedaço da placa com formato de um disco de 20 cm de diâmetro e aquece-se, em seguida, apenas a placa furada, até a temperatura de 510 ºC. Recolocando-se o disco, mantido a 10 ºC, no "furo" da placa a 510 ºC, verifica-se uma folga, correspondente a uma coroa circular de área:
(Mackenzie 2001) Num plano vertical, perpendicular ao solo, situam-se trs pequenos corpos idnticos, demassas individuais iguais a m e eletrizados com cargas de 1,0 C cada uma. Os corpos C1 e C2esto fixos no solo, ocupando, respectivamente, dois dos vrtices de um tringulo issceles,conforme a figura acima. O corpo C3, que ocupa o outro vrtice do tringulo, est em equilbrioquando sujeito exclusivamente s foras eltricas e ao seu prprio peso. Adotando g =10 m/s2 ek0= 9,0.109N.m2/C2, podemos afirmar que a massa m de cada um desses corpos :
(Mackenzie 2001) No circuito a seguir, onde os geradores elétricos são ideais, verifica-seque, ao mantermos a chave k aberta, a intensidade de corrente assinalada pelo amperímetroideal A é i=1A. Ao fecharmos essa chave k, o mesmo amperímetro assinalará uma intensidadede corrente igual a:
(Mackenzie 2001) Uma partícula de 1,0g está eletrizada com carga 1,0C. Ao ser abandonada do repouso, noponto A do campo elétrico da carga puntiforme Q, fica sujeita a uma força elétrica cujo trabalhopor ela realizado, entre este ponto A e o ponto B, é igual ao trabalho realizado pelo seu própriopeso, durante sua queda num desnível de 40 m. Sabendo-se que k0= 9.109N.m2/C2 e queg = 10m/s2, podemos afirmar que o valor da carga Q é:
(Mackenzie 2001) Uma lancha, subindo um rio, percorre, em relação às margens, 2,34 kmem 1 hora e 18 minutos. Ao descer o rio, percorre a mesma distância em 26 minutos. Observa-seque, tanto na subida como na descida, o módulo da velocidade da lancha em relação àágua é o mesmo. O módulo da velocidade da correnteza, em relação às margens é:
(Mackenzie 2001) Com uma rgua de lato (coeficiente de dilatao linear = 2,0.10-5C-1) aferida a 20 C, mede-se a distncia entre dois pontos. Essa medida foi efetuada a uma temperatura acima de 20C, motivo pelo qual apresenta um erro de 0,05 %. A temperatura na qual foi feita essa medida :