(Mackenzie 2003) Os estados da Região Norte e quase a totalidade da Região Centro-Oeste apresentam uma taxa de crescimento populacional superior à média nacional, como mostra o mapa a seguir.
O crescimento anual
Fonte: Brasil Sociedade e Espaço.
Desconsiderando os índices do crescimento vegetativo da população, outro fator que vêm contribuindo para o crescimento da população dessas regiões, acima da média nacional, é:
os incentivos governamentais e a garantia de emprego, que estimulam as migrações inter-regionais.
a interiorização de atividades industriais que estimulam as migrações, uma vez que as tradicionais regiões industriais já se encontram saturadas.
a possível geração de oferta de trabalho, pois essas regiões fazem parte da última fronteira agrícola brasileira, tornando-se regiões atrativas para a população economicamente ativa, excedente das demais regiões do país.
a saturação do mercado de trabalho para a mão de obra qualificada do sul e sudeste do país, levando grandes fluxos de populações a migrarem para tais regiões.
a facilidade de migrações inter-continentais, já que ambas as regiões limitam-se com países sul-americanos, possuidores de graves problemas econômicos.