(Pucmg 1997) Sobre as indústrias automobilísticas no Brasil, julgue os itens adiante I. Contribuíram para a expansão das siderurgias e das metalurgias, por impulsionar ofornecimento de material de base. II. Levaram os governos à tomada de decisão no sentido de optar pelo transporte rodoviário, aomesmo tempo em que travaram a expansão das ferrovias. III. Foram implantadas com o aproveitamento das vantagens oferecidas pelos governos que,além de se responsabilizarem por elementos de infraestrutura, concederam também isençãode impostos. Assinale:
(Pucmg 1997) Sobre as indústrias armamentistas no Brasil, é correto afirmar, EXCETO:
(Pucmg 1997) Sobre a industrialização e urbanização no Brasil, julgue as afirmativas adiante: I. É pertinente afirmar que a urbanização brasileira não é decorrente da industrialização, uma vez que isso não gera emprego em número suficiente para o grande volume do êxodo rural que ela provoca. II. Pelo fato de a indústria brasileira ser do tipo tardia, ela se caracteriza por importar tecnologia e máquinas dos países centrais e por ser poupadora de mão de obra. III. A tecnologia importada pelo Brasil tem agravado o problema do desemprego, uma vez que o declínio das taxas de natalidade é menos acentuado do que nos países onde ela foi elaborada. Assinale:
(Pucmg 1997) Assinale a opção que NÃO se aplica ao exército de reserva de mão de obraindustrial no Brasil:
(Pucmg 1997) No Brasil, o baixo custo de reprodução da força de trabalho representou umaimportante vantagem comparativa à produção de mercadorias, facilitando a implantação deindústrias multinacionais ou associações destas com empresas nacionais. PORQUE A estrutura produtiva internacional considera que a existência de um grande contingente demão de obra não qualificada é um empecilho à industrialização, tendo em vista que a maiortecnificação industrial, associada à informática, exige operacionalmente mão de obraqualificada. Assinale:
(Pucmg 1997) A expressão: O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado pode sercorretamente justificada por, EXCETO: