(Puccamp 2002)
(Adaptado de Maria, Elena Simielli. "Geoatlas". São Paulo: Ática, 2000)
O Tratado de Roma, em 1957, estabeleceu novos princípios na forma de intervenção dos Estados na organização do capital. Esses princípios resultaram na criação do Mercado Comum Europeu, cujo objetivo consistia
na livre importação e exportação de produtos, na circulação de mão de obra, na igualdade de direitos dos trabalhadores e na uniformização das tarifas aduaneiras entre os países membros.
na formação de uma aliança de países europeus, liderados pela França e Alemanha Ocidental, estabelecendo acordos militares, visando conter os avanços do socialismo soviético.
no acordo para a redefinição do mapa político da Europa, principalmente das fronteiras da França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Itália, a fim de eliminar as discórdias decorrentes dos conflitos bélicos, nas décadas de 1930 e 1940.
na organização de um poder político unificado de todos os países europeus, com a finalidade de promover a desmilitarização das superpotências.
na superação das rivalidades entre os países europeus, em especial da anglo-francesa, como forma de realizar o grande sonho dos antigos romanos da construção de uma Europa unida.