Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - PUC 2005 | Gabarito e resoluções

1-15 de 48chevron right center
Questão
2005História

(Pucpr 2005) A História do Império Bizantino abrangeu um período equivalente ao da Idade Média, apesar da instabilidade social, decorrente, entre outros fatores:

Questão
2005Biologia

(PUCMG 2005) Vírus têm sido utilizados como veículo para introduzir genes de interesse em células específicas de um animal vivo. Devido à ação terapêutica desses genes, o processo vem sendo denominado de terapia genética. Recentemente, cientistas conseguiram que ratos gorduchos ficassem magrinhos após injetar nos roedores um gene capaz de transformar as células que armazenam gordura, tornando-as capazes de sinalizar para o cérebro do animal a sensação de saciedade. Um gene que controla a proteína leptina foi colocado dentro de um vírus da gripe desativado, o qual, atuando como Cavalo de Tróia, introduziu o gene nos adipócitos dos roedores que, duas semanas depois, estavam comendo 30% menos e seus adipócitos estavam menores e repletos de mitocôndrias. (Texto parcialmente extraído do Jornal Folha de S. Paulo de 10/02/04.) A utilização de vírus em terapias genéticas, como a descrita acima, é uma realidade nas pesquisas atuais. Assinale a opção INCORRETA.

Questão
2005História

(Puccamp 2005)TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES: A razão mais profunda do Naturalismo foi a experiência política da geração de 1848: o fracasso da revolução, a repressão, a ascensão de Luís Napoleão - uma torva experiência que obrigou os escritores a uma concentração nos fatos, a um enfrentamento com a realidade, à mais rigorosa objetividade, no plano artístico, e, no plano ético, à solidariedade social e ao ativismo político. (Franklin de Oliveira. Literatura e Civilização. Rio de Janeiro: Difel/INL, 1978, p. 74) O século XIX, no qual está inserida a geração a que o texto se refere, teve como um dos seus eixos a

Questão
2005História

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: (...) a pré-história das nossas letras interessa como reflexo da visão do mundo e da linguagem que nos legaram os primeiros observadores do país. É graças a essas tomadas diretas da paisagem, do índio e dos grupos sociais nascentes, que captamos as condições primitivas de uma cultura que só mais tarde poderia contar com o fenômeno da palavra-arte. (Alfredo Bosi. História concisa da Literatura Brasileira. S. Paulo: Cultrix, 1970, p. 15) (Puccamp 2005) As características dos primeiros núcleos de ocupação no Brasil, dos quais emergiram os mencionados grupos sociais nascentes, revelam o tipo de colonização empreendida por Portugal e predominante na América Latina, denominado pela historiografia de

Questão
2005Física

H um ponto em qualquer sistema de corpos, o centro de massa, que se comporta como se concentrasse toda a massa do sistema e como se todas as foras externas ao sistema atuassem exclusivamente sobre ele. Considere o sistema formado pelos corpos A, B e pela prancha de madeira, de massa muito menor do que as massas de A e B, apoiada sobre o ponto O, exatamente no ponto mdio de seu comprimento, onde se localiza o centro de massa do sistema. Se a massa do corpo A o triplo da massa do corpo B, e a prancha est em equilbrio na posio indicada no esquema, correto afirmar que

Questão
2005Português

ESTRADAS DE RODAGEM Comparados os países com veículos, veremos que os Estados Unidos são uma locomotiva elétrica; a Argentina um automóvel; o México uma carroça; e o Brasil um carro de boi. O primeiro destes países voa; o segundo corre a 50 km por hora; o terceiro apesar das revoluções tira 10 léguas por dia; nós... Nós vivemos atolados seis meses do ano, enquanto dura a estação das águas, e nos outros 6 meses caminhamos à razão de 2 léguas por dia. A colossal produção agrícola e industrial dos americanos voa para os mercados com a velocidade média de 100 km por hora. Os trigos e carnes argentinas afluem para os portos em autos e locomotivas que uns 50 km por hora, na certa, desenvolvem. As fibras do México saem por carroças e se um general revolucionário não as pilha em caminho, chegam a salvo com relativa presteza. O nosso café, porém, o nosso milho, o nosso feijão e a farinha entram no carro de boi, o carreiro despede-se da família, o fazendeiro coça a cabeça e, até um dia! Ninguém sabe se chegará, ou como chegará. Às vezes pensa o patrão que o veículo já está de volta, quando vê chegar o carreiro. - Então? Foi bem de viagem? O carreiro dá uma risadinha. - Não vê que o carro atolou ali no Iriguaçu e... - E o quê? - ... e está atolado! Vim buscar mais dez juntas de bois para tirar ele. E lá seguem bois, homens, o diabo para desatolar o carro. Enquanto isso, chove, a farinha embolora, a rapadura derrete, o feijão caruncha, o milho grela; só o café resiste e ainda aumenta o peso. (LOBATO, M. Obras Completas, 14 ed., São Paulo, Brasiliense, 1972, v. 8, p.74) (Pucsp 2005) As palavras DESATOLAR, VELOCIDADE, CARROÇA e CARREIRO são formadas, respectivamente, por meio dos seguintes processos:

Questão
2005Espanhol

(PUC - RS - 2005) A muchos __________ interesantes las biografas de los famosos y __________ leerlas.

Questão
2005Matemática

(PUC - 2005) Dois ngulos complementares A e B, sendo A B, tm medidas de razo de 13 para 17. Consequentemente, a razo da medida do suplemento do ngulo A para o suplemento do ngulo B vale:

Questão
2005História

(Puccamp 2005) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Uma ameaça que não se cumpriu Em 1937, em Genebra, no plenário da Sociedade das Nações, o embaixador japonês barão Shudo levantou a tese de que as regiões inexploradas de vários países deveriam ser cedidas a nações ricas e populosas, como o Japão, naturalmente. Nesse caso o Brasil Central desértico era uma preocupação crescente. (...) Os estrategistas brasileiros concluíram que a Amazônia se autodefendia do colonizador branco com suas doenças, suas selvas e seu calor. Não havia porquê recear ali uma investida do Eixo. A mortandade provocada nos estrangeiros pela construção da ferrovia Madeira-Mamoré, na atual Rondônia, também corroborava essa tese. Muito diferente, no entanto, era a situação da pré-Amazônia mato-grossense e goiana, com suas extensas faixas de campos e cerrados habitáveis, colonizáveis sem maiores esforços. Era o caso típico da região do Araguaia-Xingu, que continha a Serra do Roncador e seus prodígios, além dos garimpos de diamantes do alto Araguaia, em parte contrabandeados para a Alemanha. (Adaptado da Revista Especial Temática. O Brasil que Getúlio sonhou. N 4. São Paulo: Duetto, 2004. p.71) A Sociedade das Nações mencionada no texto, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de

Questão
2005Biologia

(PUCPR 2005) A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças deve ser interpretada como adaptação ao modo autotrófico de vida que caracteriza os vegetais, em oposição ao modo heterotrófico dos animais. Assim, podemos afirmar:

Questão
2005História

(PUCCamp - 2005) Os pases ocidentais herdaram traos significativos da democracia da Grcia Antiga. No perodo clssico da histria dessa civilizao

Questão
2005Matemática

(PUC RS 2005) No tringulo de Pascal a soma dos elementos da linha n com os da linha n + 1

Questão
2005Biologia

(PUCPR 2005) Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em:

Questão
2005História

(PUC/PR - 2005) Considerando a economia Colonial e Imperial no Brasil, a mo de obra escrava negra esteve MENOS presente nos trabalhos:

Questão
2005Biologia

(PUCCAMP 2005) A utilização de fibras de bananeira para a fabricação de papel não é novidade no Brasil. Uma das primeiras fábricas de celulose do país produzia papel a partir do talo dessa planta. Plantas fibrosas, como o algodão, também já foram largamente aproveitadas no país para a produção de celulose. (Adaptado de Ciência Hoje. v. 26. n. 152. p.44-5) A banana que se consome é fruto de uma planta triploide; as sementes não se formam uma vez que os gametas apresentam anormalidades no número de cromossomos. Na formação dos gametas, a distribuição anormal dos cromossomos ocorre durante a:

1-15 de 48chevron right center