(PUCMG 2008) Observe atentamente a charge e as afirmações a seguir. I. O aterro sanitário de qualquer município deve possuir licença para funcionamento e expansão. II. Um aterro pode representar risco à saúde dos moradores de um município, uma vez que sejam detectadas irregularidades na impermeabilização e escoamento do resíduo líquido (chorume) depositado no local. III. Os processos anaeróbios que ocorrem na matéria orgânica dos aterros sanitários podem produzir gás metano e adubo. IV. Animais invertebrados e vertebrados podem se beneficiar e participar do ciclo da matéria nos aterros sanitários. Estão CORRETAS as alternativas:
(PUCRS 2008) Responder questo com base nas afirmativas a seguir. I. Os coancitos so clulas especializadas presentes em esponjas (Porifera). Alm de propiciarem a circulao de gua atravs da esponja, conseguem reter pequenas partculas alimentares em suspenso na gua. II. As anmonas-do-mar, os plipos de corais e as mes-dgua (Cnidria) apresentam em seus tentculos clulas especializadas (cnidcitos) que, atravs de uma estrutura denominada nematocisto, so capazes de injetar toxinas e aprisionar vtimas em potencial. III. Os artrpodos apresentam um exoesqueleto de quitina. Para crescerem, necessitam substituir o exoesqueleto periodicamente, em processo denominado ecdise. IV. O sistema hidrovascular ou ambulacral constitui-se em caracterstica nica dos equinodermos, sendo utilizado para locomoo, fixao e alimentao. As afirmativas corretas so:
Vrus uma entidade biolgica que pode infectar organismos vivos. Vrus so parasitas intraceIuIares obrigatrios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invaso e controle da maquinaria de autoreproduo celular. O termo VRUS geralmente se refere s partculas que infectam eucariontes, enquanto o termo FAGO utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes. Tipicamente, estas partculas carregam uma pequena quantidade de cido nuclico cercada por alguma estrutura protetora consistente de protena tambm conhecida como envelope viral ou capsdeo; ou feita de protena e lipdio. So conhecidas aproximadamente 3.600 espcies de vrus, sendo que algumas so patognicas para o homem. Analise as proposies sobre os vrus: I) Vrus com a enzima transcriptase reversa so possuidores de RNA como material gentico e so capazes de promover cpias de molculas DNA a partir de molculas de RNA. II) Febre amarela, dengue, varola, poliomielite, hepatite, hansenase, Aids, condiloma, sarampo, sfilis e caxumba so exemplos de viroses humanas. III) H vrus bacterifagos capazes de realizar o ciclo ltico onde a celula infectada no sofre alteraes metablicas e acaba gerando duas clulas filhas infectadas. IV) Antibiticos como a penicilina, cefalexina e ampicilina no so indicados para o tratamento de viroses pois os vrus, devido a sua elevada capacidade mutagnica, desenvolvem rapidamente resistncia a esses medicamentos. V) Normalmente, os vrus apresentam especificidade em relao ao tipo de clula que parasitam. Assim, o vrus da hepatite tem especificidade pelas clulas hepticas; os vrus causadores de verrugas tm especificidade por clulas epiteliais; assim como os vrus que atacam animais so incuos em vegetais e viceversa. Esto corretas:
(PUC-CAMPINAS) Ao longo de uma cadeia alimentar, os valores da biomassa:
(PUCRS 2008) O blastóporo constitui-se em um poro que surge no desenvolvimento embrionário de animais, em processo denominado de gastrulação. Esta característica permite dividir os metazoários em dois grandes grupos. Nos protostomados, a boca embrionária deriva do blastóporo. Nos deuterostomados, a boca apresenta uma origem secundária. São exemplos de prostostomados e deuterostomados, respectivamente:
(PUCSP 2008) Encontra-se a seguir esquematizado o cromossomo 21 humano. O desenho foi feito com base na observao ao microscpio de um linfcito (glbulo branco) em diviso. A partir da anlise do desenho, assinale a alternativa INCORRETA.
(PUCMG 2008) A cor da ris dos olhos na espcie humana uma HERANA QUANTITATIVA determinada por diferentes pares de alelos. Nesse tipo de herana, cada alelo efetivo, representado por letras maisculas (N e B), adiciona um mesmo grau de intensidade ao fentipo. Alelos representados por letras minsculas (n e b) so inefetivos. Um outro gene alelo A com segregao independente dos outros dois alelos mencionados necessrio para a produo de melanina e consequente efetividade dos alelos N e B. Indivduos aa so albinos e no depositam pigmentos de melanina na ris. De acordo com as informaes dadas, INCORRETO afirmar: