(Pucrj 2010) Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45o com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2, calcule a componente vertical da mesma. (Considere g = 10 m/s2)
Um automóvel de massa 800 kg, dirigido por um motorista de massa igual a 60 kg, passa pela parte mais baixa de uma depressão de raio = 20 m com velocidade escalar de 72 km/h. Nesse momento, a intensidade da força de reação que a pista aplica no veículo é: (Adote g = 10m/s2).
(Pucpr 2010) O corao bombeia o sangue para os demais rgos do corpo por meio detubos chamados artrias.Quando o sangue bombeado, ele empurrado contra a parede dos vasos sanguneos.Essa tenso gerada na parede das artrias denominada presso arterial.A hipertenso arterial ou presso alta a elevao da presso arterial para nmeros acimados valores considerados normais (120/80 mmHg). Essa elevao anormal pode causar lesesem diferentes rgos do corpo humano, tais como crebro, corao, rins e olhos.Quando a presso arterial medida, dois nmeros so registrados, tais como 120/80. O maiornmero, chamado presso arterial sistlica, a presso do sangue nos vasos, quando ocorao se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor nmero, chamado presso diastlica, a presso do sangue nos vasos quando o coraoencontra-se na fase de relaxamento (distole). Considere o texto para assinalar a alternativa correta:
(Pucsp 2010) Nas grandes cidades muito comum a coliso entre veculos noscruzamentos de ruas e avenidas.Considere uma coliso inelstica entre dois veculos, ocorrida num cruzamento de duasavenidas largas e perpendiculares. Calcule a velocidade dos veculos, em m/s, aps a coliso. Considere os seguintes dados dos veculos antes da coliso:
(Pucsp 2010) Considere quatro esferas metlicas idnticas, separadas e apoiadas em suportes isolantes. Inicialmente as esferas apresentam as seguintes cargas: QA= Q, QB = Q/2, QC = 0 (neutra) e QD = Q. Faz-se, ento, a seguinte sequencia de contatos entre as esferas: I contato entre as esferas A e B e esferas C e D. Aps os respectivos contatos, as esferas so novamente separadas; II a seguir, faz-se o contato apenas entre as esferas C e B. Aps o contato, as esferas so novamente separa - das; III finalmente, faz-se o contato apenas entre as esferas A e C. Aps o contato, as esferas so separadas. Pede-se a carga final na esfera C, aps as sequencias de contatos descritas.
(Pucpr 2010) Um planeta binrio um sistema formado por dois planetas que se atraem mutuamente pela fora gravitacional e que orbitam em torno do centro de massa do sistema. Para que seja considerado planeta binrio, o centro de massa (c.m.) do sistema no pode se localizar dentro de nenhum dos planetas. Suponha um planeta binrio composto por um planeta maior (M) de massa quatro vezes a massa do planeta menor (m), ambos realizando rbitas circulares em torno do centro de massa. Analise as afirmaes: I.O raio da rbita do planeta menor quatro vezes o raio da rbita do planeta maior. II. A velocidade escalar do planeta menor quatro vezes maior que a do planeta maior. III. O perodo da rbita do planeta menor quatro vezes maior que o do planeta maior. Assinale a alternativa CORRETA.
(Puccamp 2010) Hoje, ninguém consegue imaginar uma residência sem eletrodomésticos(aparelho de TV, aparelho de som, geladeira, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça,etc).Uma enceradeira possui força contra-eletromotriz de 100 V.Quando ligada a uma tomada de 120 V ela dissipa uma potência total de 40 W. Nestascondições, a resistência interna da enceradeira, em ohms, vale