(Pucpr 2010) O Brasil dispõe de um território fisiograficamente diferenciado, com uma grande variedade de sistemas naturais que foram moldados para a ocupação e utilização comercial e industrial em benefício do homem.Dado esse contexto, considere as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:I. A conquista da terra por atividades econômicas modernas mostra a escolha, em cada momento, de áreas diversas de implantação; de início é sobretudo o litoral brasileiro que é ocupado. II. A formação socioterritorial brasileira constitui-se a partir das heranças de ocupação e das lógicas econômicas, demográficas e políticas da contemporaneidade. III. A tendência no século XX de afirmação de uma dinâmica industrial brasileira não se difundiu em relação direta ao tamanho da população concentrada em estados como Bahia e Rio Grande do Sul. IV. Pode-se dizer que na Região Concentrada há maior mobilidade e integração econômica, dificilmente difundida pelo restante do território. Essa região pode ser considerada o embrião da polarização encontrada no sudeste, que assegura a São Paulo um papel inconteste de metrópole econômica do País.
(PUCRIO-2010) A partir da observao dos mapas sobre a Descolonizao no Sudeste Asitico e na frica, entre 1945 a 1990, CORRETO afirmar que: Fonte:O sculo XX. Volume III. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000.
Responder a questo com base nas afirmaes que tratam da demografia e da ocupao do espao brasileiro. I. A populao brasileira apresenta alto grau de movimentao interna, sendo a Regio Norte a de maior repulso populacional. II. A ocupao do sul do Brasil, nas chamadas reas de colonizao com etnias europeias, apresenta uma organizao baseada na pequena propriedade de base familiar, contrastando com os latifndios monocultores do Nordeste. III. O ndice de fertilidade relativo ao nmero de filhos por mulheres entre 15 e 49 anos tem aumentado sistematicamente nas duas ltimas dcadas. IV. A crise econmica mundial que teve incio em setembro de 2008 dificulta a vida de muitos brasileiros emigrantes, provocando um movimento de retorno ao Brasil. Esto corretas apenas as afirmativas
(PUCPR) Em 21 de abril de 2010, Braslia completou 50 anos. Sobre isso, pode-se considerar que: I. As cidades satlites deveriam ter sido criadas de forma planejada e somente aps o Plano Piloto terem sido ocupados, o que foi desvirtuado j na primeira dcada. Atualmente as cidades satlites comportam aproximadamente 80% da populao do Distrito Federal, e apresentam ndices de renda e educao menores que os de Braslia. II. Braslia um marco na organizao do espao regional e urbano, pois a primeira cidade planejada do Brasil. O projeto modernista de Lcio Costa divide a cidade em setores ocupacionais. Desde o seu planejamento, constatou-se que o Distrito Federal no poderia ter vocao industrial ou turstica. Seria somente a capital administrativa do pas. III. A construo de Braslia representa um marco importante na ocupao do centro-oeste brasileiro. A partir dos anos de 1960, construram-se grandes rodovias as quais passaram a ligar a regio ao restante do pas, o que impulsionou a ocupao (da regio) e a transformao do cerrado em rea de grande produo agropecuria. Est(o) correta(s):
(Pucpr 2010) A fotografia a seguir é de uma linha de trem em Lázaro Cárdenas, na costa mexicana do Pacífico, após a ocorrência de um terremoto. Considere-a para avaliar as assertivas a seguir: I. O México está em uma área próxima aos limites entre as placas tectônicas, no entanto, nesse país, a incidência desses abalos pode ser considerada baixa, pois a atividade vulcânica se limita ao núcleo da Terra. II. O atrito entre as placas tectônicas produz acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas. III. Desde 1998, pesquisadores sabem que a Terra emite um som de baixa frequência que não é ouvido por humanos. As ondas sonoras são registradas por instrumentos usados para detectar terremotos mesmo quando não há ocorrência de tremores. IV. Os terremotos podem ser medidos quanto à magnitude (constatação dos efeitos provocados pelo terremoto na superfície) e intensidade (quantidade de energia liberada no foco do sismo).