(PUC/PR -2010) Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenas eram enviadaspelos deuses. No final do sculo VIII a.C., quando os assrios sitiaram a cidade de Jerusalm eameaaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitossoldados. Nessa ocasio, Ezequias, rei de Jud, considerou essa epidemia uma bno deDeus. Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religio dos hebreus:
(Pucrs 2010) Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a cidade estado (polis), base da organização sociopolítica da Grécia Antiga. I. Esparta, que englobava as regiões da Lacônia e da Messênia, e Atenas, que correspondia a toda a região da Ática, eram exceções quanto à grande dimensão territorial, se comparadas à maioria das demais cidades-estado. II. As cidades-estado consolidaram suas estruturas fundamentais no chamado período arcaico da história grega e conheceram sua máxima expressão política e cultural durante o período clássico. III. A acrópole, parte alta da zona urbana da polis, concentrava as atividades econômicas essenciais para o sustento material da cidade, suplantando a produção agrícola da zona rural nesse setor. IV. As cidades-estado formavam unidades politicamente autônomas e economicamente autossuficientes, não tendo desenvolvido processos significativos de expansão territorial por colonização de novas áreas até o período helenístico. Estão corretas apenas as afirmativas
(Pucpr 2010) O minúsculo micróbio Rickettsia prowazekii é responsável por uma das doenças infecciosas mais arrasadoras que o mundo já viu: o tifo endêmico. Essa doença é frequente entre tropas acampadas e, nesse caso, é chamada febre de guerra. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na Europa, o tifo, a peste e a fome atingiram cerca de 10 milhões de pessoas. Sobre essa guerra do século XVII, considere as afirmativas que se seguem: I. A Guerra dos Trinta Anos terminou com a paz de Vestfália em 1648, ocasião em que a Espanha reconheceu oficialmente a independência da Holanda. II. A política defendida pelo cardeal Richelieu, primeiro-ministro de Luís XIII, garantiu que a França apoiasse a Espanha católica contra os protestantes nessa guerra no Santo Império Romano Germânico. III. A participação da França na Guerra dos Trinta Anos fortaleceu o poderio francês no continente europeu no século XVII.
(PUC/MG - 2010) O pensamento fisiocrtico na Frana pretendia:
(PUC/MG -2010) Ao contrrio do historiador contemporneo ao fascismo como Franz Neumann, Theodor Adorno ou ngelo Tasca , ns sabemos, atravs de Auschwitz, o que o fascismo ou, ao menos, sabemos qual a sua prtica, ao contrrio, ainda, dos historiadores que escreveram no imediato ps-guerra, como Trevor-Hopper, G. Barraclough ou Eric Hobsbawm (at algum tempo), no podemos tratar o fascismo como um movimento morto, pertencente histria e sem qualquer papel poltico contemporneo. Encontramo-nos, desta forma, numa situao inslita: sabemos qual a prtica e as consequncias do fascismo e sabemos, ainda, que no um fenmeno puramente histrico, aprisionado no passado. Assim, torna-se impossvel escrever sobre o fascismo histrico o que apenas uma distino didtica sem ter em mente o neofascismo e suas possibilidades. (Daniel Aaro Reis Filho, O Sculo XX, p. 111-112.) Assinale a opo que sintetiza CORRETAMENTE a ideia contida no trecho acima.
(PUC/RS -2010) Em dezembro de 1991, era criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI), o que determinava a extino da Unio Sovitica. No interior da crise econmica e institucional, que mostrava efeitos havia pelo menos uma dcada, um elemento decisivo para a criao da CEI foi