(PUC - PR 2012) Para Foucault, as sociedades democrticas criaram uma nova forma de exerccio de poder. Entretanto, segundo ele: A inveno dessa nova anatomia poltica no deve ser entendida como uma descoberta sbita. Mas como uma multiplicidade de processos muitas vezes mnimos, de origens diferentes, de localizaes esparsas, que se recordam, se repetem, ou se imitam, apoiam-se uns sobre os outros, distinguem-se segundo seu campo de aplicao, entram em convergncia e esboam aos poucos a fachada de um mtodo geral. Encontramo-los em funcionamento nos colgios, muito cedo; mais tarde nas escolas primrias; investiram lentamente o espao hospitalar; e em algumas dezenas de anos reestruturam a organizao militar. Circularam s vezes muito rpido de um ponto a outro (entre o exrcito e as escolas tcnicas ou os colgios e liceus), s vezes lentamente e de maneira mais discreta (militarizao insidiosa das grandes oficinas). A cada vez, ou quase, impuseram-se para responder a exigncias de conjuntura: aqui uma inovao industrial, l a recrudescncia de certas doenas epidmicas, acol a inveno do fuzil ou as vitrias da Prssia. (Vigiar e Punir, p. 118). Segundo o autor, pode-se afirmar que: I. A partir do sculo XVII se desenvolve nas sociedades chamadas democrticas uma nova forma de exerccio de poder, no que tange aos modos de punio e disciplina, que se distingue daquela usada nos regimes absolutistas europeus. II. A partir dos sculos XVII se verifica o crescimento de um modelo de exerccio da disciplina que usa como parmetro os mesmos moldes dos regimes absolutistas, ou seja, a punio direta sobre os corpos como forma de restituio do poder central. III. A partir do sculo XVII o poder passa a ser usado como forma de represso sobre o corpo dos indivduos a partir de um poder central, aos moldes dos modelos absolutistas. IV. O modelo do panptico serve de exemplo de um novo mecanismo de poder no qual se privilegia o controle do tempo, a organizao do espao e o registro continuado da conduta dos indivduos. Est(o) CORRETA(S):
(PUC - PR) Sobre a maiutica socrtica, analise as assertivas a seguir: I. O mtodo da arte maiutica - mtodo socrtico consiste em levar o interlocutor descoberta da verdade a partir de uma srie de perguntas e das perplexidades a que as respostas vo dando origem. II. A maiutica a arte de se chegar verdade e s evidncias, que, de acordo com Scrates, constituem os princpios ou as verdades eternas; nesse caso, o dilogo, como fonte de ideias, o ingrediente essencial dessa arte. III. A segunda parte do mtodo socrtico, a Ironia, configura- se como geradora das ideias. o momento em que o interlocutor do mestre chega s suas concluses verdadeiras. IV. Utilizando seu mtodo, Scrates, diante de um adversrio, assumia humildemente a posio de aprendiz e ia multiplicando as perguntas atfazer com que seu oponente casse em contradio, obrigando-o confisso humilhante de sua ignorncia. Esto corretasAPENAS:
(PUC-PR 2013)NoDiscurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, Rousseau elabora conceitualmente a ideia de homem natural como anttese do homem social. Nesse sentido, CORRETOafirmar sobre o estgio inicial do homem natural rousseauniano:
(PUC -PR 2012) Um dos conceitos centrais da obra do filsofo francs Michel Foucault o de sociedade disciplinar. Sobre esse conceito, analise as assertivas abaixo: I. Trata-se de um modelo de sociedade no qual o exerccio do poder disciplinar saiu do mbito corretivo e punitivo das penitencirias e alcanou a sociedade nas suas vrias instituies. II. Trata-se de um modelo de controle dos indivduos atravs de ameaas e amedrontamentos constantes e diretos, geralmente pela via da agresso e da violncia. III. Trata-se de um conjunto de procedimentos que marcam as relaes sociais pela via do exerccio de um poder baseado em modelos fechados de um poder central, que usa o suplcio do corpo como forma de represso dos delitos. IV. Trata-se de um exerccio de poder marcado pela tentativa de abrandamento das penas de suplcio e da criao de um mecanismo mais eficaz contra os delitos, baseado, por exemplo, na vigilncia. Est(o) CORRETA(S):