(Pucpr 2017)
Leia o texto a seguir.
O volume das águas oceânicas é 15 vezes o volume das terras acima do nível do mar, de modo que se todas essas terras fossem lançadas ao mar, o nível dos oceanos se elevaria de 200 e poucos metros.
– E se as terras abaixo do mar se nivelassem com as terras acima do mar, que aconteceria?
– É uma coisa já calculada. As águas do oceano cobririam a terra inteira com profundidade de 2 quilômetros e meio.
– Para mim é o que vai acontecer – disse Narizinho. A erosão, com sua mania de desmontar as terras altas para ir aterrando o fundo dos mares, acabará nivelando tudo que é terra, – e então, adeus humanidade!...
– Bom – disse Dona Benta. Essas hipóteses poderão suceder daqui a tantos milhões de anos que não vale a pena pensar nelas.
Fonte: Monteiro Lobato – Serões de Dona Benta
O conhecimento geológico permite afirmar que a hipótese levantada por Narizinho é
coerente, pois, ao longo da Era Cenozoica, o planeta Terra esteve totalmente coberto pelos oceanos.
improvável, pois ao mesmo tempo em que ocorre a ação dos agentes exógenos que, de certa forma, destroem o relevo, há a contrapartida dos agentes endógenos, construtores do relevo.
coerente, pois os agentes do relevo, em especial os processos endógenos, tendem a desagregar os corpos rochosos, transportando-os em direção aos oceanos.
improvável, pois os agentes endógenos e exógenos atuam nos continentes até o nível base de erosão, estando este bem acima do nível atual dos mares.
provável, pois certamente ocorrerá daqui a milhões de anos pela ação dos agentes exógenos e endógenos, não havendo preocupação imediata da possível extinção da espécie humana.