ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(PUC - PR - 2022)Leia a seguir.Rumo era ps-antibit

(PUC - PR - 2022) Leia a seguir.

Rumo à era pós-antibiótico

Em um cenário de crescimento da resistência microbiana aos antibióticos existentes no mercado, a busca por novos  medicamentos tornou-se um desafio da saúde pública. Devido à emergência deste tema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou, em maio de 2014, o primeiro relatório global sobre o assunto. No estudo, a análise de dados oriundos de 114 países apontou a relação existente entre as mutações sofridas pelas bactérias e o uso abusivo de antibióticos. De acordo com o documento, a resistência a antibióticos está colocando pacientes em risco tanto em países  desenvolvidos como em desenvolvimento, à medida que bactérias responsáveis por diversas infecções perigosas desenvolvem resistência às substâncias que costumavam combatê-las. 

Disponível em:< https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1103-rumo-a-era-pos-antibiotico>. Acesso: 06 de set 2021. 

Qual a melhor hipótese para uma espécie anteriormente sensível se tornar resistente aos antibióticos?

A

Quando uma população de bactérias, com alguns indivíduos resistentes, for exposta a um antimicrobiano, as bactérias susceptíveis morrerão, mas as resistentes sobrevivem, portanto, populações resistentes são selecionadas pelo uso do antibiótico.

B

A exposição excessiva aos antibióticos garante que as bactérias “macho”, com plasmídeos de resistência, passem essa informação às bactérias “fêmeas”, induzindo-as a se tornarem resistentes ao antibiótico exposto anteriormente

C

As bactérias resistentes a um determinado antimicrobiano são selecionadas pelo uso desse antibiótico, por isso o uso de antibióticos deverá ser indicado somente nos casos em que os pacientes apresentam quadro infecioso grave, como o que ocorre com a sepse.

D

Existe uma capacidade de resistir à ação de um antibiótico como resultado de características estruturais e funcionais típicas das bactérias, por exemplo, bactérias gram-negativas têm um citoesqueleto que garante maior resistência à maioria dos antibióticos que agem sobre a parede celular.

E

 A grande capacidade de sofrer mutações e a recombinação que ocorre durante a meiose bacteriana possibilitam enorme variabilidade. Essa variabilidade passa por seleção natural (uso de antibióticos), promovendo a adaptação de variedades resistentes.