ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr Medicina 2023) Leia abaixo.Estudo aponta si

(Pucpr Medicina 2023)  Leia abaixo.

Estudo aponta sistema de enzimas antioxidantes como alvo para o desenvolvimento de antibióticos

Pesquisadores brasileiros apontam o sistema formado pelas proteínas Ohr (uma enzima antioxidante) e OhrR (seu fator de transcrição) como um potencial alvo a ser explorado na busca por novos antibióticos... Como não são encontradas em animais vertebrados nem em plantas vasculares e têm características estruturais únicas, dizem os pesquisadores, as proteínas Ohr e OhrR podem ser alvos para o desenvolvimento de novos antibióticos. A OhrR é a proteína que controla a transcrição do gene da Ohr. Para que a enzima antioxidante (Ohr) seja produzida, o gene que a codifica precisa ser transcrito para o RNA mensageiro correspondente. A OhrR quando está reduzida se liga ao DNA e impede a transcrição. Quando a célula está sob estresse oxidativo e é exposta ao peróxido orgânico, a OhrR é oxidada e sofre uma mudança estrutural que libera o DNA para ser transcrito e depois traduzido na proteína Ohr. 

Fonte: Disponível em:< https://agencia.fapesp.br/estudo-aponta-sistema-de-enzimas-antioxidantes-como-alvo-para-o-desenvolvimento-de-antibioticos/39128/>. Acesso 25 de jul. 2022.

O OhrR (fator de transcrição) é a proteína que controla a transcrição do gene da Ohr, regulado pelo redox (“o estado redox”, ou seja, o estado em que se encontra a célula em relação ao potencial oxidativo ou redutor do meio intracelular). O redox pode 

A

induzir ou reprimir a expressão de uma proteína que tem propriedades que interferem no metabolismo dos peróxidos orgânicos.   

B

permitir a transcrição do DNA quando a OhrR estiver reduzida proporcionando a formação de proteínas.    

C

impedir a transcrição do DNA quando a OhrR estiver oxidada, consequentemente inibindo a formação de proteínas. 

D

agir como uma enzima, similar à transcriptase reversa, possibilitando a formação do DNA a partir de RNA. 

E

induzir a expressão de uma proteína que é incapaz de alterar estruturalmente qualquer molécula orgânica da célula.