O México foi uma das primeiras vítimas do nascente imperialismo norte-americano do século XIX. Explorando as instabilidades internas do México, os Estados Unidos conquistaram 1 milhão de km² de territórios originalmente mexicanos. Esses territórios correspondem aos atuais estados do Texas, Arizona, Novo México e Califórnia.
Os problemas existentes entre México e Estados Unidos foram resolvidos recentemente com a eleição de Barack Obama, que flexibilizou, por meio de leis, a entrada dos mexicanos nos Estados Unidos.
A maioria dos norte-americanos tende a menosprezar, ser indiferente ou simplesmente ignorar os ressentimentos históricos mexicanos. A imagem passada pelo cinema norte-americano a respeito dos mexicanos é geralmente depreciativa.
O México pode se tornar um problema geopolítico para os Estados Unidos, se as falhas políticas e econômicas do regime mexicano acirrarem os sentimentos antinorte americanos.
Os mexicanos buscam postos de trabalho nos Estados Unidos, o que aumenta muito o fluxo migratório legal e ilegal para o país americano.