(UDESC - 2013) No Brasil do século XIX, as principais formas de trabalho e os meios de acúmulo de riquezas estavam ligados à posse de escravos. Além da riqueza, ter escravos era sinal de poder e prestígio na sociedade escravista. Contudo, após 1850 esse sistema sofreria mudanças e entraria em crise.
Analise as proposições sobre o contexto histórico que contribuiu para o entendimento da crise do sistema escravista.
I. Principalmente nas capitais das províncias passaram a surgir os primeiros movimentos abolicionistas, sendo que em 1880 o abolicionismo representava um amplo movimento social, com o envolvimento de jornais, clubes e comícios, liderado por intelectuais e políticos. Muitos negros e mestiços participaram dessas lutas.
II. Com a proibição do tráfico negreiro, o número de escravos, no Brasil, passou a decrescer, consequentemente o preço dos escravos aumentou, dificultando o atendimento da demanda das grandes fazendas de café e de açúcar.
III. Fugas em massa, desobediências e rebeliões de escravos ocorreram por quase toda a região Sudeste no último quartel do século XIX, o que contribuiu para fazer ruir o sistema baseado na propriedade escrava.
IV. A crise do sistema escravista não pode ser dissociada da própria crise do Império no Brasil. Não é por acaso que o decreto que pôs fim à escravidão seria assinado apenas um ano antes do fim do Império e da inauguração do novo regime político: a República.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras