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Questões de Filosofia - UECE 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão
2019Filosofia

(UECE - 2019/2) Atente para o seguinte trecho de Locke sobre o pacto social: Se todos os homens so, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ningum pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder poltico de outro sem o seu prprio consentimento. A nica maneira pela qual algum se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitaes da sociedade civil atravs de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortvel, segura e pacfica uns com os outros, desfrutando com segurana de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que no so daquela comunidade. LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 139. Coleo clssicos do pensamento poltico. Citao adaptada. No que diz respeito ao estabelecimento da sociedade civil em John Locke, considere as seguintes afirmaes: I. O estabelecimento da sociedade civil amplia a liberdade dos homens. II. O estabelecimento da sociedade civil funda-se no consentimento. III. O estabelecimento da sociedade civil funda-se na liberdade e igualdade que existe entre todos os homens. correto o que se afirma em

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(Uece 2019) Talvez [...] a verdade nada mais seja do que uma certa purificação das paixões e seja, portanto, a temperança, a justiça, a coragem; e a própria sabedoria não seja outra coisa do que esse meio de purificação. PLATÃO. Fédon, 69b-c, adaptado. Nessa fala de Sócrates, a purificação das paixões ocorre na medida em que a alma se afasta do corpo pela força da sabedoria. Com base nisso, assinale a afirmação FALSA.

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(UECE - 2019/2) Com a morte de Alexandre, o Grande, iniciouse a fase conhecida como Helenismo. Considerando os valores e ideais desse perodo, atente para os seguintes itens: I. favorecimento da unificao entre a cultura superior e a cultura popular; II. reforo dos elos entre o indivduo e a comunidade, repudiando o individualismo; III. destaque para os ideais filosficos do epicurismo e do estoicismo. correto somente o que consta em

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(Uece 2019) Atente para as seguintes citaes: Temos assim trs virtudes que foram descobertas na nossa cidade: sabedoria, coragem e moderao para os chefes; coragem e moderao para os guardas; moderao para o povo. No que diz respeito quarta, pela qual esta cidade tambm participa na virtude, que poder ser? evidente que a justia (Plato, Rep., 432b). O princpio que de entrada estabelecemos que se devia observar em todas as circunstncias quando fundamos a cidade, esse princpio , segundo me parece, ou ele ou uma de suas formas, a justia. Ora, ns estabelecemos, segundo suponho, e repetimo-lo muitas vezes, se bem te lembras, que cada um deve ocupar-se de uma funo na cidade, aquela para a qual a sua natureza mais adequada (Plato, Rep., 433a). Considerando a teoria platnica das virtudes, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir: ( ) Nessa teoria das virtudes, cada grupo desenvolve a(s) virtude(s) que lhe (ou so) prpria(s). ( ) S pode ser justa a cidade em que os grupos que dela participam e nela agem o fazem de acordo com sua natureza. ( ) Quando sabedoria, coragem e moderao se realizam de modo adequado, temos a justia. ( ) Existe uma relao entre a natureza dos indivduos, o grupo de que devem fazer parte na cidade, as virtudes que lhes so adequadas e, em consequncia, a funo que nela devem desempenhar. A sequncia correta, de cima para baixo, :

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(Uece 2019) Se na Ética a Nicômaco Aristóteles visa encaminhar o indivíduo à felicidade, na Política ele tem por finalidade alcançar o bem comum, o bem viver. Por isso, ele compreende que a origem da polis está na necessidade natural do homem em buscar a felicidade. A comunidade natural mais incipiente é a família, na qual seus membros se unem para facilitar as atividades básicas de sobrevivência. E várias famílias se ligam para formar a aldeia. E as aldeias se juntam para instituir a polis. Sobre isso, é correto afirmar que

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(Uece 2019) Leia atentamente a seguinte passagem: A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes (Aristóteles, Metafísica, 981a5). Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações: I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes. II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral. III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal. IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal. É correto somente o que se afirma em

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(Uece 2019) O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo. Contra o maniqueísmo, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) afirmava que

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(Uece 2019) [É] uma coisa bem notável que não haja homens [...] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua. DESCARTES, R. Discurso do método, V. A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno. Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que

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(Uece 2019) [N]ão existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo [...] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira isto é, nega-a, reprova-a, condena-a. NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. Tentativa de autocrítica. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19. Nessa passagem, Nietzsche

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(Uece 2019) Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio. DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49. Com base no texto acima, é correto afirmar que

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2019FilosofiaSociologia

(UECE) No Brasil, na Argentina e em outros pases da Amrica Latina, os governos esto promovendo mudanas econmicas e de polticas pblicas, mudanas essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes polticas governamentais, o poder pblico transfere economia de mercado a satisfao de determinadas carncias dos cidados, que devem prov-las a partir do prprio esforo individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrncia entre os indivduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filsofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a Repblica capaz de proporcionar aos cidados, mais eles tero que buscar, individualmente, a felicidade. A consequncia uma sociedade cada vez mais egosta, desinteressada pela poltica e, por fim, agrilhoada por um dspota qualquer ou pela cobia. O texto acima apresenta duas opinies conflitantes sobre a conduo das polticas pblicas. Considerando essas opinies, assinale a afirmao verdadeira.

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Todapolis uma forma de comunidade. [...] O homem , por natureza, um ser vivo poltico (zoon politikon). [...] Alm disso, apolis anterior famlia e a cada um de ns, individualmente considerado; que o todo , necessariamente, anterior parte. [...] evidente que apolis, por natureza, anterior ao indivduo; como um indivduo separado no autossuficiente, ele permanece em relao cidade como uma parte em relao ao todo. Quem for incapaz de ser em comunidade ou que no sente essa necessidade por causa de sua autossuficincia ser um bicho ou um deus; e no faz parte de qualquerpolis. ARISTTELES. Poltica, 1252a1; 1253a5-30 Texto adaptado. Com base na citao acima, correto afirmar que, para Aristteles,

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(UECE 2019/2) Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual o que afirma que cabe ao prprio indivduo, e no ao Estado, a proteo de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um direito de natureza, que o pensador ingls define no seguinte modo: O direito de natureza a liberdade que cada homem possui de usar seu prprio poder, da maneira que quiser, para a preservao de sua prpria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu prprio julgamento e razo lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviat, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Traduo de Joo Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. So Paulo: Abril Cultural, 1983 adaptado. Com base na definio acima, considere as seguintes afirmaes: I. O direito de natureza no garante a vida de ningum. II. O direito de natureza no garante a propriedade individual. III. O direito de natureza igual para todos. correto o que se afirma em

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(UECE - 2019/2) A filsofa brasileira Rosa Dias diz o seguinte sobre a filosofia da arte de Nietzsche: [O] ponto mais importante da esttica nietzschiana do seu primeiro livro [O nascimento da tragdia] o desenvolvimento dos aspectos apolneo e dionisaco na arte grega, considerados como impulsos antagnicos, como duas faculdades fundamentais do homem: a imaginao figurativa, que produz as artes da imagem (a escultura, a pintura e parte da poesia), e a potncia emocional, que encontra sua voz na linguagem musical. Cada um desses impulsos manifesta-se na vida humana por meio de dois estados fisiolgicos, o sonho e a embriaguez, que se opem como o apolneo e o dionisaco. O sonho e a embriaguez so condies necessrias para que a arte se produza; por isso, o artista, sem entrar em um desses estados, no pode criar. DIAS, Rosa Maria. Arte e vida no pensamento de Nietzsche. In: Cadernos Nietzsche, So Paulo, v. 36 n 1, p. 228, 2015. Com base na citao acima, correto afirmar que

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(UECE - 2 Fase - 2 Dia - 2019) Portanto, deve-se dizer que como a lei escrita no d fora ao direito natural, assim tambm no pode diminuir-lhe nem suprimir-lhe a fora; pois, a vontade humana no pode mudar a natureza. Portanto, se a lei escrita contm algo contra o direito natural, injusta e no tem fora para obrigar. Pois, s h lugar para o direito positivo, quando, segundo o direito natural, indiferente que se proceda de uma maneira ou de outra, como j foi explicado acima. Por isso, tais textos no ho de chamar leis, mas corrupes da lei, como j se disse. E portanto, no se deve julgar de acordo com elas. Toms de Aquino, Suma Teolgica, II, Questo 60, Art. 5. Com base na passagem acima, correto afirmar que

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