ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)Um dos mais surpreendente

Geografia | Geografia Física | Climatologia | Zonas climáticas da Terra | Fenômenos e Mudanças climáticas
UEFS 2013UEFS GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UEFS 2013 - Meio do ano) Um dos mais surpreendentes estudos publicados em 2009, na Revista Nature Geoscience, demonstrou que a poeira do deserto de Saara, na África, tem uma influência importante no regime de chuvas da Amazônia. Pela primeira vez, foram realizadas, em uma região tropical do planeta, medidas dos núcleos de condensação do gelo. Essas partículas têm a propriedade de formar nuvens convectivas, influenciando a precipitação, a dinâmica das nuvens e a quantidade de entrada e saída de radiação solar. A vegetação própria da Amazônia e a poeira proveniente do Saara são as duas principais fontes dos núcleos de condensação de gelo. (CONHECIMENTO..., 2012, p. 38). 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Amazônia, pode-se afirmar:

A

As chuvas convectivas têm sua formação relacionada ao transporte do calor e, na Amazônia, a maior parte das chuvas apresenta essa característica.

B

A poeira oriunda do deserto do Saara é responsável pela biodiversidade e pela fertilidade do solo

C

A vegetação predominante da floresta é do tipo aciculifoliada, pouco densa, homogênea e herbácea.

D

Os desmatamentos ocorridos na última década do século passado provocaram alterações no padrão hídrico, aumentando expressivamente os índices pluviométricos

E

A Amazônia é um bioma frágil e, para preservá-la, se faz necessário impedir a exploração e a ocupação de suas terras para atividades agrárias, mesmo que de forma sustentável.