(Ueg 2007)
TEXTO 1
Misera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
2Claridade imortal, que toda a luz resume!
ASSIS, Machado. Circulo vicioso.
TEXTO 2
1Energias quânticas modelam seios e braços.
Explico o momento, a nave tomba, gotas translúcidas giram
3prótons e nêutrons neste céu de maio.
CARNEIRO, A. Ondas quânticas.
Ambos os textos fazem referência ao processo de emissão de luz por vaga-lumes. Esse processo de emissão de luz ocorre por causa de um conjunto de reações químicas que resultam na transformação da luciferina em oxiluciferina, conforme esquema da figura a seguir.
A respeito da estrutura da matéria e das propriedades da radiação eletromagnética, é CORRETO afirmar:
No texto 2 (ref. 1), a expressão "Energias quânticas", segundo o modelo atômico de Rutherford, pode ser associada à quantidade de energia necessária para promover a transição de um elétron de um nível energético para outro mais externo.
A expressão "Claridade imortal" (texto 1, ref. 2) refere-se à luz emitida pelos vaga-lumes que, segundo a química quântica, pode comportar-se como onda ou como partícula.
O texto 2 (ref. 3) faz referência a prótons e nêutrons. No decaimento radioativo de um elemento químico, com a emissão de uma partícula á, enquanto o número das primeiras diminui o das últimas permanece constante.
Quando o número quântico principal (n) de um determinado elétron for igual a 2, o seu número quântico magnético poderá apresentar valores que vão de - 2 a + 2.