Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UEG 2008 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2008Filosofia

(Ueg 2008) Leia o texto abaixo.Também não é exagero afirmar que o investimento no pensamento positivo pode ser encarado como uma forma moderna de escapismo. “Para muitas pessoas, isso é uma alívio, pois essas técnicas irão poupá-las do trabalho de questionar qual o sentido de sua vida, o melhor caminho para seguir e a que atividade se deseja dedicar”, comenta a filósofa Dulce Cristelli, da PUC-SP. As dúvidas existenciais e o sofrimento dão lugar à busca desenfreada pela casa nova, pelo carro de luxo, pelo emprego dos sonhos, pelos amores incríveis. VERONESE, Michelle. Pensamento positivo. SuperInteressante, São Paulo: Abril, ed. 242, ago. 2007, p. 63. O pensamento positivo, referido no texto, pode ser encarado como uma fuga da realidade. Contrariamente, para Kant, o homem necessita do dever para se tornar um ser moral e, consequentemente, um ser autônomo. Para Kant, a máxima do ser que age é:

Questão
2008Filosofia

(Ueg 2008) Um dos pontos altos da filosofia grega é a teoria do conhecimento. Entre seus pensadores encontra-se Sócrates. Ao dialogar com seus interlocutores, Sócrates assumia humildemente a atitude de quem aprende e, multiplicando as perguntas, levava seu adversário à contradição, obrigando-o a reconhecer sua ignorância. Esse método socrático denomina-se:

Questão
2008Filosofia

(Ueg 2008) “Em todos os juízos em que for pensada a relação de um sujeito com o predicado [...], essa relação é possível de dois modos. Ou o predicado B pertence ao sujeito A como algo contido (ocultamente) nesse conceito A, ou B jaz completamente fora do conceito A, embora em conexão com o mesmo. No primeiro caso, denomino o juízo analítico, no outro, sintético.” KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Valério Rohden e Udo BaldurMoosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 27 Com base no texto acima sobre a distinção kantiana entre juízos analíticos e sintéticos, um juízo sintético a posteriori está demonstrado no seguinte exemplo:

Questão
2008Filosofia

(UEG - 2008) Para a mitologia grega [...] Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo est ordenado. Alguns deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo que havia de ruim no cu etreo foi expulso, ou para a priso do trtaro ou para a terra, entre os mortais. E os homens, o que aconteceu com eles? Quem so eles? VERNANT, Jean Pierre. O universo, os deuses, os homens. So Paulo: Companhia das Letras, 2000 A ordem, em todas as suas acepes, o grande objeto do espanto filosfico. Causam maravilhamento a ordem das leis naturais que a cincia descobre, a ordem manifesta nas propores e harmonias da obra de arte e a ordem das aes justas na vida moral e poltica da sociedade. Antes da filosofia, os mitos j expressavam esse maravilhamento, porm com diferenas importantes. Sobre esse assunto, correto afirmar que o mito:

Questão
2008Filosofia

(UEG - 2008) Tales foi o iniciador da reflexo sobre a physis, pois foi o primeiro filsofo a afirmar a existncia de um princpio originrio e nico, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princpio de tudo a gua. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta importantssima [...] podendo com boa dose de razo ser qualificada como a primeira proposta filosfica daquilo que se costuma chamar de comeo da formao do universo. REALE, Giovanni.Histria da filosofia.So Paulo: Loyola, 1990. A passagem do mito filosofia iniciou-se com os pr-socrticos. O primeiro deles foi Tales de Mileto, que iniciou o estudo da cosmologia. A cosmologia definida como:

1-5 de 5