(Ueg 2009) A Idade Média e a Idade Moderna são duas fases da história europeia marcadas, em muitos aspectos, por visões distintas de mundo: a primeira, teocêntrica, procurava conciliar fé e razão; a segunda, antropocêntrica, se destaca pelo racionalismo. Em termos filosóficos, seus principais representantes foram, respectivamente:
(UEG -2009) Um dos aspectos mais importantes da filosofia poltica de John Locke sua defesa do direito propriedade, que ele considerava ser algo inerente natureza humana, uma vez que o corpo nossa primeira propriedade. De acordo com esta perspectiva, o Estado deve
(UEG - 2009) Leia a citao abaixo: (...) Pois segundo essa lei, no poderia haver propriamente promessa alguma, j que seria intil afirmar a minha vontade quanto s minhas futuras aes, pois as pessoas no acreditariam em meu fingimento, ou, se precipitadamente o fizessem, pagar-me-iam na mesma moeda. Portanto, a minha mxima, uma vez arvorada em lei universal, destruir-se-ia a si mesma necessariamente. KANT, Immanuel. Fundamentos da metafsica dos costumes e outros escritos. So Paulo: Martin Claret, 2004. p. 13. No texto citado acima o autor se refere
(Ueg 2009) Para Platão, a polis é o modelo de vida em grupo. É na República que o autor apresenta os vários grupos que compõem a sociedade. De acordo com suas ideias, o grupo que deve governar a polis é o dos:
(UEG - 2009) Em relao ao sentido que So Toms de Aquino aplica virtude da Prudncia, considere as seguintes afirmaes: I. A grande contribuio desse texto de So Toms apresentar a idia de Prudncia como aquela que passou a ser entendida desde ento como cautela, que tem como base o sentimento de cada indivduo. II. Para esse pensador medieval, a prudncia a reta razo aplicada ao agir, ou seja, uma virtude que possibilita ao ser humano encontrar, em cada deciso a ser tomada, aquela que indica o caminho certo. III. Prudncia, para So Toms, uma virtude especial que nem todos os homens possuem, pois depende de uma capacidade intuitiva.