(Ueg 2012) Leia o trecho abaixo.
“Quando a cidade sepulta no anonimato os seus tipos de rua, é sinal que o humanismo desapareceu das esquinas e o tempo/relógio passou a controlar a vida de seus habitantes. [...]. Goiânia cresceu. Sepultou seus tipos de rua, atropelados na pressa dos automóveis”.
TELES, José Mendonça. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2005. p. 65-66.
O trecho acima tematiza o crescimento de Goiânia e relaciona desaparecimento do humanismo e velocidade dos automóveis ao tempo controlado da população. Considerando as leituras de base sociológica e geográfica acerca do espaço urbano, é correto afirmar:
o crescimento de Goiânia significou a formação de uma moderna cidade capitalista, marcada pelo predomínio do controle do tempo e pela primazia dos automóveis nas ruas.
o crescimento de Goiânia significou uma mudança cultural que mescla rural e urbano, mantendo o predomínio de valores humanos.
Goiânia cresceu e tornou-se uma cidade moderna, por isso mudou o nome de suas ruas para o nome de figuras folclóricas e populares, com o intuito de preservar a memória da cidade.
Goiânia cresceu por causa do processo de expansão da indústria automobilística, da construção civil e da intervenção estatal.