(Ueg 2016) Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão. É ela! é ela! murmurei tremendo, e o eco ao longe murmurou é ela! Eu a vi... minha fada aérea e pura a minha lavadeira na janela. Dessas águas furtadas onde eu moro eu a vejo estendendo no telhado os vestidos de chita, as saias brancas; eu a vejo e suspiro enamorado! Esta noite eu ousei mais atrevido, nas telhas que estalavam nos meus passos, ir espiar seu venturoso sono, vê-la mais bela de Morfeu nos braços! Como dormia! que profundo sono!... Tinha na mão o ferro do engomado... Como roncava maviosa e pura!... Quase caí na rua desmaiado! AZEVEDO, Álvares de. É ela! É ela! É ela! É ela. In: Álvares de Azevedo. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 44. Tanto a pintura quanto o excerto apresentados pertencem ao Romantismo. A diferença entre ambos, porém, diz respeito ao fato de que:
(UEG - 2016) Em termos verbais, o humor da tira construdo a partir da polissemia presente na palavra
(Ueg 2016) Destes penhascos fez a natureza O berço, em que nasci: oh quem cuidara, Que entre pedras tão duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza! Amor, que vence os tigres, por empresa Tomou logo render-me ele declara Centra o meu coração guerra tão rara, Que não me foi bastante a fortaleza Por mais que eu mesmo conhecesse o dano, A que dava ocasião minha brandura, Nunca pude fugir ao cego engano: Vós, que ostentais a condição mais dura, Temei, penhas, temei; que Amor tirano, Onde há mais resistência mais se apura COSTA, Claudio Manuel da. Soneto XCVIII. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br. Acesso em: 26 ago. 2015 CARAVAGGIO, Michelangelo. Conversão de São Paulo - 1600 - 1601. Óleo sobre tela. Disponível em: galleryhip.com. Acesso em: 26 de ago, 2015 Tendo por base a comparação entre o poema e a pintura apresentados, verifica-se que
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o poema e observe a imagem para responder à(s) questão(ões) a seguir. Era um cavalo todo feito em lavas recoberto de brasas e de espinhos. Pelas tardes amenas ele vinha e lia o mesmo livro que eu folheava. Depois lambia a página, e apagava a memória dos versos mais doridos; então a escuridão cobria o livro, e o cavalo de fogo se encantava. Bem se sabia que ele ainda ardia na salsugem do livro subsistido e transformado em vagas sublevadas. Bem se sabia: o livro que ele lia era a loucura do homem agoniado em que o incubo cavalo se nutria. LIMA, Jorge de. Canto quarto, poemas II e IV. In: Invenção de Orfeu. Disponível em: http:www.algumapoesia.com.br/poesia3/poesianet291.htm. Acesso em: 14 mai. 2016. (Ueg 2016) Em termos estéticos e de conteúdo, o poema e a pintura vinculam-se a que movimento de vanguarda artística?
(UEG - 2016) [...] E indo a dizer o mais, cai num desmaio. Perde o lume dos olhos, pasma e treme, Plida a cor, o aspecto moribundo; Com mo j sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas escumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que, irado, freme, Tornando a aparecer desde o profundo, Ah! Diogo cruel! disse com mgoa, e sem mais vista ser, sorveu-se na gua. DURO, Frei Jos de Santa Rita. Caramuru. In: Hernni Cidade Santa Rita Duro. Rio de Janeiro: Agir, 1957. p. 88. MEIRELLES, Vitor. Moema. Disponvel em: https://saopauloantiga.com.br/wp-content/uploads/2012/11/Moema_AIB1922.jpg. Acesso em: 14 mar. 2016. Verifica-se, entre a pintura e o excerto apresentados, uma relao intertextual, na medida em que ambos tematizam
(UEG - 2016) Verifica-se que os versos e a pintura, em razo das caractersticas que lhes so peculiares, pertencem respectivamente aos perodos
(UEG - 2016) O ltimo quadro da tirinha, elaborado em linguagem no verbal, estabelece em relao fala de Felipe uma